quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saia do Crack, mas venha para a vida

Você que é usuário de Crack procure ajuda a quem pode lhe ajudar de verdade!

O Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe está de portas abertas lhe esperando para lhe ajudar a sai dessa vida de sofrimento. Tome uma atitude agora mesmo você pode se livre do Crack, seja mais forte do que ele.

Nó estamos lhe esperando ligue; (81) 3731-384

domingo, 21 de novembro de 2010

Estrume na porta do Conselho

Um leitor enviou para o Diário da Sulanca uma imagem do que ele taxou de total descaso com os órgãos públicos. Em frente ao Conselho Tutelar, além do lixo, uma grande quantidade de estrume enfeita a paisagem sem que ninguém tome uma providencia.

E enquanto isso a cidade vai se transformando em um enorme cortiço como afirmou certa vez em ex-secretário da atual gestão.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Laércio Glicério representa Santa Cruz em Conselho Nacional

O Conselheiro Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, Laércio Glicério, foi eleito delegado na Conferência Estadual, onde participaram os 185 municípios de Pernambuco.

Nesta conferência foram selecionados 30 Delegados, onde o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe foi escolhido para representar o Agreste no V Congresso Nacional dos Conselhos Tutelares, a ser realizado em Luziânia-GO, no período de 16 à 20 de Novembro de 2010. Antes porém, o conselheiro santa-cruzense Laércio Glicério participa em Brasília-DF, nesta quinta-feira, dia 18, de um evento em comemoração ao dia do Conselheiro Tutelar Brasileiro.

O evento é promovido pelo Fórum Colegiado Nacional de Conselhos Tutelares, órgão que tem por objetivo promover articulações e discussões pela efetiva Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes com os Conselhos Tutelares do País.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bebê de sete meses é violentada e assassinada

Um menino de apenas sete meses foi brutalmente assassinado na tarde desta terça-feira (09) no município de Bezerros, no Agreste de Pernambuco. Ele foi encontrado com sinais visíveis de estupro e violência e estava com vários ossos quebrados. Agentes da Polícia Civil informaram que a mãe, Maria Bernadete, contou que saiu de casa para procurar pelo filho mais velho, de oito anos, e deixou os dois filhos mais novos –um de dois anos e o de sete meses – em casa. Quando retornou, ela encontrou a vítima desacordada. A mãe chegou a levar a criança à Unidade Mista São José, em Bezerros, mas ela já estava sem vida. "É constatado que ela deixava muito essas crianças sós para sair pedindo", afirmou a conselheira tutelar Aparecida Ferreira.A polícia investiga a autoria do crime.O delegado Rodolfo Cartaxo disse que se ficar comprovado que a mãe costuma deixar os filhos sozinhos, ela pode ser indiciada por abandono de incapaz. Sobre as investigações do assassinato ele disse que só o laudo vai poder constatar a causa da morte. "Estamos aguardando o laudo pericial, que nos próximos dias já deve estar em nossas mãos, para confirmar se houve ou não abuso", afirmou Cartaxo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conselho Tutelar combatendo o Crack em Santa Cruz

Crack em Santa Cruz também é um problema seu!
Ajude a combater

Aconteceu no último dia 05 de Novembro do corrente ano, na sede da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, uma reunião para tratar do crescente índice de usuários de drogas em nossa cidade, em especial o crack, e quais as ações de enfrentamento disponíveis a nível estadual dos qual o município pode implantar no município.

Estavam presentes na reunião Dr. Tito Lívio, Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Moisés Américo, representando o gabinete, Laércio Glicério e Narah Leandro, representantes do Conselho Tutelar, Ajosiene, presidente do COMDECA e a Sra. Melissa Azevedo, Assessora Técnica de Álcool e Outras drogas da GASAM (Gerência de Saúde Mental)


Fonte: Conselho Tutelar SCC

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Menina de 08 anos é violentada sexualmente por seu primo de 16 anos

O adolescente G. R. L. (16 anos) foi detido pela policia por ter sido acusado de estuprar sua prima de 08 anos, o fato ocorreu na residência da vítima, localizada na Comunidade Beira Rio, em Santa Cruz do Capibaribe-PE. O fato teria acontecido por volta das 19h da última sexta - feira (dia 06), o adolescente teria violentado a criança e se evadido do local. A vítima foi levada para o IML no Recife para a realização de exames sexológicos, onde se confirmou o abuso sexual, por ter sofrido rupturas nos órgãos genitais. O adolescente infrator foi apreendido pela Polícia Militar (3ª CIPM) e confessou ter praticado o delito, em seguida foi atuado em flagrante e depois da conclusão do inquérito policial será encaminhado para as medidas legais no Judiciário.

sábado, 6 de novembro de 2010

Na Bahia, secretário municipal é preso por pedofilia

Da Agência A Tarde

MACAÚBAS (BA) – O secretário de Comunicação da Prefeitura de Macaúbas, cidade que fica a 700 quilômetros de Salvador, José Gricélio dos Santos, 26 anos, está preso na delegacia de polícia local, acusado de pedofilia e de manter em sua casa farto material pornográfico, incluindo cópias de CDs e DVDs caseiros e fotografias, que estavam armazenadas em seu computador pessoal. A polícia apreendeu ainda máquina fotográfica, videogame e gravadores, além de dois computadores. O material será encaminhado para perícia em Salvador ou Vitória da Conquista, na próxima semana.

Foram ouvidos três supostas vítimas menores de idade e seis adultos que acusam o secretário. “Não temos a dimensão do número total de vítimas, mas aguardamos a presença de cada uma, acompanhada dos pais, para darmos consistência ao inquérito”, afirmou o delegado de polícia civil, Jenivaldo Rodrigues.

A polícia também encontrou material que pode ser o mesmo utilizado no refino de cocaína, como pasta base. “Ele nega tudo, mas temos provas suficientes para sustentar a culpa”, disse o delegado, que cumpriu mandado de busca e apreensão em companhia de representantes do Ministério Público.

Rodrigues antecipou que o inquérito já tem mais de 200 páginas e que ainda cumpre diligências em outros locais, como em outro endereço do acusado. “Estamos só no começo e ainda nem chegamos na metade”, enfatizou o policial, que iniciou as investigações há cerca de três anos. “Sabíamos da má reputação dele, desde que chegou de São Paulo e se instalou aqui em Macaúbas, porém as provas eram inconsistentes.”

Intimado a prestar declarações para a juíza Regiane Xavier, da Vara da Infância e da Adolescência, Santos não compareceu e permaneceu em casa, na zona rural de Açude, a 10 km da sede, até ser preso por volta das 17h de anteontem.

Ele estava em companhia de uma mulher e de um menino de 9 anos. “As denúncias dão conta de que também abusou dessa criança com a conivência da mãe, que é amiga dele, porém a mulher nega. De qualquer forma, todos serão submetidos a exames de corpo de delito para comprovar ou não a materialidade dos crimes”, concluiu o delegado.

Inicialmente, o acusado, que é radialista (sem curso superior), foi levado ao Fórum Desembargador Walter Nogueira, onde ficou em uma sala reservada, enquanto o juiz ouvia testemunhas de acusação. A Justiça não divulgou o teor das declarações do acusado, que está numa cela isolada dos demais presos, devendo ser transferido para outra cidade por motivo de segurança.

Amigos disseram ter recebido com surpresa a notícia da prisão. “Ele é um cara pacato, comunicativo e acima de qualquer suspeita”, declarou um servidor municipal, que não quis se identificar. “Todos aqui o tratavam como senhor Gricélio, dada a postura que ele tinha, sempre bem alinhado, de terno e gravata. Nem acredito que ele tenha feito isso”, comentou outro funcionário.

O prefeito Amélio Costa Junior (PSB) não foi localizado e nenhum representante da prefeitura quis comentar a prisão do secretário.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Conselho Tutelar apresenta balanço de atividades

O Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe escolheu nova coordenação neste sábado (30) que ficou composta por Edimauro Alves, coordenador, Marcos Antônio, 1º secretário e José Alves, 2º secretário. Para concluir as atividades, o coordenador Gilson Julião apresentou o balanço das atividades desenvolvidas por todos os conselheiros no período de 13 de abril a 13 de outubro deste ano.

Os casos atendidos pelos cinco conselheiros são registrados no Sistema de Informação para a Infância e Adolescência - SIPIA. Nesse período, 101 casos foram registrados no sistema.

De acordo com o relatório apresentando, foi observado que os casos mais freqüentes envolvem as crianças e adolescentes pertencentes a faixa etária entre 8 e 17 anos, correspondendo a 62,16% dos casos.

Foi percebido ainda que 71 atendimentos envolviam crianças e adolescentes que residiam com as mães e 27 casos envolviam o não pagamento de pensão alimentícia. Entre os agentes violadores, os pais aparecem em maior freqüência: pais – 39 casos; mães – 30 casos.

Quanto às medidas aplicadas nos casos, 23 deles foram encaminhados ao setor jurídico, e em 23 casos foram aplicadas advertências.

Nesse período, o Conselho Tutelar priorizou as atividades voltadas ao combate à evasão escolar e ao uso de drogas, em especial o crack.

A nova coordenação, que foi escolhida por eleição interna entre os cinco conselheiros, será a última deste triênio, que será concluído em abril de 2011.