O vereador Ernesto Maia (PTB) falou na manhã desta quarta-feira (23) sobre um tema que tem sido muito discutido em Santa Cruz do Capibaribe, a evasão escolar.
Ernesto revelou que participou de uma reunião, na última semana, na sede do Ministério Público local, onde o tema foi debatido com vários segmentos da sociedade, dentre eles, Conselho Tutelar, Conselho de Direito, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Professores, Prefeitura, Secretária Municipal de Educação e outros.
“Na reunião foi comprovado que o problema da evasão escolar existe, no entanto, ficou claro também que vários segmentos da sociedade estão unidos na busca por soluções. Ficou claro ainda que várias informações repassadas aos meios de comunicação por figuras políticas de oposição, em relação a esse tema, são completamente inverídicas, já que o problema é concentrado no turno da noite, que hoje corresponde a pouco mais de 10 por cento do total de alunos matriculados na rede municipal de ensino. Levaram à sociedade um problema da forma que o mesmo não existe, usaram de política em um momento em que não deveriam”, disse Ernesto Maia.
Segundo Maia, figuras da oposição falam da questão para fazer política e não param buscarem soluções. “No caso desta reunião ocorrida na última semana, a política partidária foi colocada a margem, e estranhamente o presidente da Comissão de Educação da Câmara, Professor Afrânio Marques, não marcou presença. Ele preferiu ir a um programa de rádio, onde o mesmo dedicou seu tempo a defender, no mesmo horário da reunião, o deputado Edson Vieira que foi recentemente condenado pela Justiça Eleitoral pelo crime de compra de votos, ou seja, na hora de todos darem as mãos na busca por soluções o professor preferiu dar uma de advogado.
O vereador ressaltou também a participação de todas as entidades que participaram do encontro. “Gostaria de destacar o papel importante de todos os presentes na reunião. Entidades como o Conselho Tutelar, Sindicato dos Professores e o Conselho de Direito contribuíram e muito com as discussões, assim como a Câmara de Vereadores que está atenta a todos temas que afligem a sociedade”.
O fator econômico foi apontado por Ernesto como sendo um dos fatores que contribuem diretamente com os índices da evasão escolar no turno da noite em Escolas da Rede Municipal de Ensino. “Nossa cidade tem uma realidade financeira totalmente atípica, aqui os jovens têm a oportunidade de ganharem dinheiro desde cedo e isso faz com o que muitos optem pelo trabalho ao invés do estudo. Diante dessa realidade temos que lutar para minimizar tais efeitos e incentivar cada vez mais, professores, diretores, alunos e pais para que juntos consigamos vencer essa luta”.
Para encerrar, Ernesto Maia disse que na última segunda-feira (21) participou de uma palestra em Santa Cruz do Capibaribe, com o Secretario de Trabalho e Empreendedorismo de Pernambuco, Professor Antonio Carlos Maranhão. “Na oportunidade ele mostrou, através de números, que as crianças matriculada no ensino fundamental, que são de responsabilidade da gestão municipal, tem freqüência de 90%, e no ensino médio a freqüência cai para aproximadamente 40%, ou seja, a evasão escolar, principalmente registrada entre jovens com mais de 15 anos não é um problema apenas de Santa Cruz do Capibaribe, onde 90% dos alunos matriculados nos turnos manhã e tarde freqüentam normalmente suas aulas, mas de todo Estado de Pernambuco”.