sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011

Condeca divulga calendário para as eleições de Conselheiro Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe

O Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Capibaribe (Condeca) lança edital de convocação para a eleição em janeiro de 2011. O Condeca tem por finalidade eleger a nova diretoria do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe.

O Condeca inicia o processo de escolha dos novos conselheiros a partir do dia 10 de janeiro com as inscrições dos propensos candidatos para os cargos.

Confira a tabela abaixo:


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CPI da Pedofilia aprova relatório final

A CPI da Pedofilia aprovou nesta quinta-feira (16) o relatório final que aponta políticos, religiosos e até magistrados como suspeitos pela prática de crimes sexuais contra menores e propõe maior rigor legal contra crimes de pedofilia. A comissão fez recomendações ao Ministério Público, aos ministérios da Saúde e da Justiça e às policias para que sejam reforçadas ações no combate a crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, informou o portal G1.

O relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), destacou que a CPI, durante seu funcionamento, conseguiu aprovar leis que tornam mais rígida a investigação e a punição de pessoas envolvidas em crimes de pedofilia, tais como a que pune com pena de quatro a dez anos de prisão não só o aliciador, mas também a pessoa que tem relação sexual com adolescentes entre 14 e 18 anos mediante pagamento ou oferecimento de qualquer vantagem. Já no primeiro ano de funcionamento, a CPI conseguiu tornar lei um de seus projetos, que prevê pena de 8 anos de reclusão mais multa pela posse de material pornográfico envolvendo crianças ou adolescentes. A pena é aumentada em um terço se o abusador tiver proximidade ou parentesco com a vítima.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

I Fórum Municipal de Combate às Drogas

PLANO DE AÇÕES SOCIAIS INTEGRADAS DE ENFRENTAMENTO AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DE CRACK NO MUNICIPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE

Flávio Campos da Secretaria Estadual de Saúde falou sobre a questão das drogas

Infelizmente o numero de populares não foi satisfatório

Aconteceu hoje no plenário da Câmara Municipal, o Fórum de Combate às Drogas, que visa mais uma vez empreender esforços para dar respostas a essa problemática da saúde publica contemporânea, as drogas. O encontro teve início às 8 horas da manhã, e tem como objetivo articular essas políticas públicas que contribuam para a integração de ações destinadas à prevenção ao uso de drogas, redução de danos decorrentes desse uso e reinserção social de usuários e dependentes de crack e outras drogas em Santa Cruz do Capibaribe.

Estavam presentes no evento, os vereadores Afrânio Marques e Zezin Buxin, os conselheiros Gilson, Marcos e Laércio, como também alguns secretários do município e membros da imprensa local.

OUVINDO CONSELHOS

Evasão escolar, até quando?

Durante todo esse ano o Conselho Tutelar teve como uma de suas prioridades o combate a evasão escolar. Mas, esse tema é complexo e precisa ser observado a partir de algumas questões. Evasão escolar significa o abandono da escola por parte dos alunos matriculados, mas, além desta temos também o elevado número de faltas injustificadas por parte dos estudantes, o que pode levar, à longo prazo, à evasão escolar.

Não podemos fugir ou esconder que este problema exista em nossa cidade, pois dados do Conselho Tutelar mostram que o 3º maior direito violado contra as crianças e adolescentes é a evasão escolar. Em pesquisa realizada em três escolas entre os dias 23 e 27 de agosto, foi visto que existe uma evasão ou falta injustificada de 44% ao longo da semana e 53% nas sextas-feiras do total dos alunos matriculados.

Dentre as causas da evasão escolar podemos destacar: a falta de merenda de qualidade, pois para muitos estudantes essa é a refeição principal de seu dia-a-dia; escolas com aspectos abandonados, faltando um espaço que gere vontade nos alunos de freqüentar a escola; salário baixo, condições precárias e falta de estímulos dos professores devido à forma como são tratados por parte da gestão educacional; falta de uma política pedagógica voltada para o problema da evasão; falta de transporte escolar de qualidade; falta de acompanhamento dos pais e responsáveis na vida escolar dos filhos;

Para tentar resolver o problema, várias reuniões foram realizadas com o Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Educação, diretores e professores onde foram debatidas as causas e as possíveis soluções para combater o problema.

Porém, percebemos que o poder público municipal não demonstra interesse em diminuir esse problema, pois como foi denunciado pelos professores, a Secretaria de Educação ao invés de fazer uma ação para que os alunos voltem para escola fez junção de turmas onde era evidente a evasão escolar alegando que seria para conter gastos. Isso faz com que os alunos continuem fora da escola, gerando assim os mais diversos problemas como o uso de drogas e a prostituição infantil.

Gilson Julião, conselheiro tutelar

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

I Fórum de Combate as drogas acontecerá amanhã em Santa Cruz


O evento é parte da elaboração do Plano de Enfrentamento ao Uso de Drogas, que será implantado em 2011.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, juntamente com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDECA), visando elaborar o Plano de Enfrentamento ao Uso de Drogas, que será implantado em 2011 na cidade, realizou durante quase 1 mês vários encontros com a população.
Durante esses encontros, que foram realizados nos mais diversos locais, a população teve a oportunidade de debater e dar sua opinião a respeito do tema, ajudando assim na elaboração do Plano.
Os encontros serão encerrados nesta quarta-feira (08), na Câmara de Vereadores, no horário das 8h às 13h. Na oportunidade, será realizado o I Fórum de Combate às Drogas Ilícitas, além da apresentação do plano de enfrentamento que foi elaborado.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

III Exposaúde promove integração entre alunos

A terceira edição do Exposaúde foi realizada na primeira semana de dezembro e demonstrou mais uma vez a preocupação do Instituto Olavo Bilac em levantar debates que despertem no aluno um senso crítico e a integração desde as primeiras séries.
Entre as temáticas apresentadas os temas eram variados, desde a higiene bucal com a palestra da dentista Silvia Monteiro, até o debate com os representantes do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe através de Laércio Glicério e Marcos.
Chamou atenção das escolas visitantes a apresentação da turma do 6º ano que apresentou o trabalho sobre meio ambiente, levantando as discussões acerca do conceito de aterro sanitário, mostrando as diferenças que existem entre um lixão. Foram exibidas imagens do aterro sanitário de Caruaru e o de Santa Cruz do Capibaribe.
Para a diretora Nery Mercês o objetivo foi cumprido com relação ao trabalho pedagógico. “A meta principal era sintonizar os nossos alunos com temas polêmicos e atuais, como meio ambiente, drogas, violência contra a mulher, além dos cuidados com a saúde”, relatou

Maracatu Capibaribe completa dois anos e comemora com alunos e comunidade


O Projeto Maracatu Capibaribe completou dois anos de existência no dia 28 de novembro e comemorou a data com os alunos e pais na associação de moradores do bairro São Jorge. A tarde festiva contou com a brincadeira do amigo doce, exibição de vídeo, palestra e um bolo de aniversário. “É gratificante estar à frente do Projeto, são dois anos muito proveitosos. Agradeço a Sal, J. Neto, George Jacinto, Alecsandra Andrade, Jaime Papão, Walas, Beethoven e a todos os voluntários do Maracatu”, disse o coordenador Alencar Lopes. O Maracatu Capibaribe começou com 12 alunos e hoje conta com 49, com idades entre 8 e 14 anos. As crianças e adolescente além das aulas teóricas e práticas de música, assistem também aulas de cidadania e de acordo com relatos dos pais eles passam a apresentar desenvolvimento e comportamento melhores após a inserção no Projeto. Para 2011 o coordenador do Maracatu pretende aumentar o número de vagas e levar também o Projeto para outros bairros. Quem quiser conhecer mais o trabalho do Maracatu Capibaribe é só se dirigir à Associação de Moradores do bairro São Jorge, na Rua Mariano Amaro de Oliveira nº 150, São Jorge, aos sábados, das 9 às 12 horas e assistir aos ensaios.