quinta-feira, 7 de julho de 2011

Do Blog http://eliadjaleandro.blogspot.com/

Sobre crianças e adolescentes – drogas – Conselho Tutelar

Você precisa conhecer esse trabalho e contribuir para uma sociedade mais digna.

Estive conversando com o Conselheiro Tutelar Gilson Julião eleito na última eleição em Santa Cruz do Capibaribe-Pe. Muito prestativo prontamente nos concendeu essa importante entrevista. Confira!

Eliadja Leandro - O conselheiro precisa saber ouvir, compreender e discernir. São questões que tem que se ter para o trabalho, é necessário, estudar, encaminhar e acompanhar casos. No caso de crianças e jovens viciados em droga, como é o trabalho de abordagem do conselho?

Conselheiro Gilson - O trabalho prioritário do conselho acontece a partir das denúncias que recebemos, pois o trabalho de prevenção é feito pelo COMDECA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes), quando somos procurados pela família ou pelo próprio usuário de drogas, fazemos primeiro, averiguação inicial, tentando entender qual o tipo de usuário estamos nos lidando, em seguida tentamos convencer o usuário a se tratar.

Eliadja Leandro - Em qual momento a polícia entra em ação, já que o trabalho do Conselho tem parceria com a polícia.

Conselheiro Gilson - O nosso trabalho é feito encima dos usuários, nunca com traficantes, não envolvemos a polícia nos casos que acompanhamos com os usuários, pois entendemos que ele deve se tratar e sair dessa vida. A parceria é feita com a polícia no sentido dela nos acionar quando existe um usuário adolescente que pretende deixar as drogas.

Eliadja Leandro – Há alguns casos em que o adolescente junto à família procura ajuda no Conselho Tutelar, fica menos difícil conseguir êxito no final do acompanhamento?

Conselheiro Gilson - Temos alguns casos. Os que têm mais êxito são quando o próprio jovem quer e nos procura acompanhado da família, não podemos citar nomes, devido à importância de preservar o usuário, mas em muitos casos tivemos êxitos, onde jovens conseguiram voltar a ter um convívio saudável na família e na sociedade e isso nos deixa muito feliz.

Eliadja Leandro - De acordo com as análises dos casos trabalhados, a família tem 'participação errônea' quanto à educação e orientação dada aos filhos?

Conselheiro Gilson - Com certeza, mas não podemos generalizar, tendo em vista que conjuntos de fatores levam uma pessoa a usar drogas, porém pais que não acompanham a vida dos filhos têm grandes chances de ter um usuário de drogas em casa. Nos casos que temos acompanhado, ao observar o histórico da família, percebemos que em muitos casos a tipos de famílias que são mais propícias a ter um usuário em seu convívio.

Eliadja Leandro - Espaço para o tratamento ao viciado, a cidade oferece?

Conselheiro Gilson - Temos o projeto não governamental Desafio Jovem que funciona no Distrito vizinho, São Domingos-BMD que tem nos ajudando muito com a recuperação de jovens usuários, além do CRAUD (Centro de Referência ao Usuário de Drogas) do governo do estado que vez ou outra tem feito visitas em nossa cidade com o consultório móvel composto por psicólogo e assistente social.

Eliadja Leandro - As dificuldades para realizar esse trabalho são muitas, quais as mais fortes? E depois do dever cumprido, qual a sensação?

Conselheiro Gilson - A maior dificuldade é que, enquanto conseguimos trabalhar e reduzir danos com um jovem, dez são aliciados pelas drogas, desta forma, se torna uma briga injusta, além da falta de políticas públicas para a juventude como forma de prevenção. Porém, embora seja uma luta injusta, temos tido êxito e cada vida transformada é motivo de orgulho e faz revigorar nossas energias e disposição para continuar o trabalho.

Eliadja Leandro – Quero agradecer pela sua prontidão em nos dar essas informações. Desejo boa sorte nessa empreitada, nessa luta que é proteger a criança e o adolescente. Agradeço em nome de todas as pessoas que acompanham esse blog, que com certeza terá mais conhecimento sobre o trabalho do conselheiro tutelar, e garanto cada um ficará consciente e contribuirá para uma sociedade mais feliz.

Conselheiro GilsonEu quem agradeço pela oportunidade de dar esclarecimentos sobre nosso trabalho. Obrigado!

Disk Denúncia

Santa Cruz do Capibaribe-PE (81) 3731-3845/ 9285-7222

Um comentário:

  1. GANHE DINHEIRO NA INTERNET
    Venha para a YABOOKS, indique amigos,e ganhe R$ 10,00 por assinante que você indicar!

    Acesse www.yabooks.com.br informe o CÓDIGO DE INDICADOR YAB2305.1980.0033 e comece a ganhar dinheiro agora mesmo!

    ResponderExcluir