quinta-feira, 13 de outubro de 2011

OUVINDO CONSELHOS

E a evasão escolar continua...

Em dezembro do ano passado escrevi um texto neste mesmo blog com o título: “Evasão escolar, até quando?” Nele, relatava a preocupação do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe com o alto índice de evasão escolar que o município tinha naquela época, onde mostramos uma pesquisa que realizamos entre os dias 23 e 27 de agosto daquele ano. Nesta pesquisa constatamos um índice de evasão ou falta injustificada de 44% ao longo da semana e 53% nas sextas-feiras do total dos alunos matriculados.

Um ano se passou e as coisas pioraram. Foi o que mostraram duas novas pesquisas realizadas este ano, uma no primeiro semestre e outra no final do mês de agosto. Na pesquisa realizada no primeiro semestre os dados mostram que 33% dos alunos estavam ausentes ao longo da semana e 46% na sexta-feira. Este dado é preocupante, pois a pesquisa foi realizada no início do ano e já tinha uma quantidade considerável de alunos matriculados, mas sem frequentar a escola.

Durante um ano os números só pioraram, pois uma nova pesquisa foi feita no final de agosto e início de setembro e foi observado que no mesmo período de 2010 havia um índice de evasão de 44%, e neste ano pulou três pontos percentuais, chegando a 47% ao longo da semana e 61% nas sextas-feiras.

Embora não seja esta uma pesquisa científica, pois não temos condições técnicas para tal, os dados devem ser levados em consideração. Aos que questioná-los sugiro que visite as escolas do município, pois basta ir até as escolas que com certeza irão constatar os dados aqui apresentados.

Isso nos preocupa demais, pois não temos visto o Poder Público (secretaria de educação, prefeitura municipal, etc.) fazer algo para que estes dados diminuam e fica a pergunta feita anteriormente: Evasão escolar, até quando? Porém, com um acréscimo: Será que não irão fazer nada?

Gilson Julião, conselheiro tutelar e professor de história

Nenhum comentário:

Postar um comentário