quinta-feira, 26 de maio de 2011

Carta de menina de 9 anos ajuda polícia a prender três por abuso sexual em Itapuí, SP

Carta escrita pela menina descoberta pela polícia durante as investigações - Reprodução/TV Tem

SÃO PAULO - A mãe, o padrasto e o marido da avó de uma menina de 9 anos foram presos em Itapuí, a 311 km de São Paulo, acusados de abusar sexualmente da criança. Durante as investigações, iniciadas após uma denúncia anônima, foi encontrada uma carta escrita pela vítima na qual ela dizia que o marido da avó cometia os abusos e que, por isso, ela não mais poderia chamá-lo de vovô. A prisão foi uma ação conjunta das polícias Civil e Militar.

Na delegacia, a menina confirmou o fato e escreveu uma outra carta aos agressores. O padrasto Josival Oliveira confessou o crime à polícia. Ele disse que os abusos aconteciam desde que a menina tinha 4 anos e que mãe era conivente com o crime. A criança, inclusive, já teria pedido ajuda a ela, mas não teria sido atendida.

- Ela (a vítima) foi categórica em apontar e várias vezes suplicou socorro para a mãe, contando o que acontecia, pedindo a ajuda da mãe - diz o delegado Tiago José dos Santos Húngaro.

A família da menina está indignada

- Ele faz isso com a criança há algum tempo e ela sabia. Que amor é esse que deixa uma mãe cega de um filho? - questiona a tia da vítima, Vanessa Francisca Ribeiro, indignada.

O marido da avó, de 44 anos, da criança negou o crime.

Em debate, a evasão escolar

Entre os presentes diretores, professores e pais de alunos

Carlos Lisboa representando o prefeito, vereador Afrânio e Conselheiros Tutelares

Aconteceu nesta quarta (25) pela manhã na Câmara de Vereadores um debate sobre a evasão escolar no município de Santa Cruz do Capibaribe. O objetivo do debate é combater o grande índice da evasão escolar e encontrar o motivo pelo qual este índice cresceu tanto.

Em conversa com algumas mães de alunos presentes no debate, elas revelaram ao blog que estão receosas em mandar seus filhos para escola no turno da noite devido a presença de delinquentes drogados que ficam aterrorizando os alunos nas proximidades da escola e até mesmo em frente da mesma. As denúncias destas mães foram feitas em forma de apelo para que as autoridades determine rondas policiais nas escolas a noite.

O grande detalhe da reunião foi a ausência da secretaria de educação do município a Srª Maria do Socorro Maia.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Violência adolescente

Dez adolescentes espancaram uma menina de 12 anos, colega de escola. Na agressão foi usado um pedaço de madeira, de aproximadamente 40 centímetros. A garota foi parar no Hospital da Restauração. O espancamento foi motivado por motivo torpe: inveja. A vítima era recriminada pelos colegas por ser bonita e receber dinheiro da mãe para lanchar fora da escola. Uma ignomínia.

A Inveja é inspiração da utopia do mercado e do consumo. Essa virtual utopia parece ser a nova bússola geradora da felicidade global. Fragilizada pelos fatos e temendo o futuro, a mãe da garota agredida foi aconselhada a pedir transferência da garota, quando na verdade a escola deveria expulsar os agressores. Resultado, a garota foi penalizada. Questão minimizada.Valores invertidos. Uma realidade impensável.

Este é o ambiente que os professores enfrentam na escola. Agressões e intolerância. Dirigentes fragilizados pela omissão. Jovens com comportamentos que extrapolam todos os limites. Tudo isso, agravado pelos excessos de tolerância capitaneados pelos educadores pós modernos e pelas extravagâncias do politicamente correto. A virtual modernidade transformou a escola num poço de contradições e permissividade.
A inversão de valores encontra-se plenamente estabelecida. A menina agredida por 10 colegas necessitou ser afastada da escola e não os agressores. Reprovar aluno transformou-se em prática didaticamente incorreta. Liberdade é confundida com libertinagem. Nessa nova filosofia educacional tudo é feito para manter as estatísticas e preservar as aparências.

Este texto do Menu Opinião, de autoria do professor Carlos Alberto Fernandes que escreve às segundas feiras neste Blog, merece ser lido na íntegra.

domingo, 22 de maio de 2011

Ouvindo Conselhos

Dia 18 de maio, dia de dizer NÃO ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

Uma das ações que os conselheiros tutelares se deparam e que mais chocam seu dia a dia é quanto ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Particularmente, o que mais comove são os relatos e depoimentos das crianças abusadas sexualmente, essas marcam o nosso cotidiano.

Pensando nisso é que o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com outros órgãos, a exemplo do COMDECA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes), está realizado em nossa cidade uma campanha contra essa prática. A campanha teve início no dia 17 de maio com o lançamento de uma cartilha, de camisas, adesivos e mobilização de vários órgãos para a questão do combate a esse mal.

O dia de maior mobilização acontece no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescente. Neste dia serão realizadas entrevistas em rádios, panfletagem, distribuição de adesivos e camisas, além da vinculação durante todo o mês de áudio em carros de som e rádios falando sobre essa questão.

Devemos nos mobilizar em torno desta causa, que tem em nossa cidade o lema: Diga não ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual Contra a Criança e Adolescente. De que lado você está?

Gilson Julião, conselheiro tutelar de Santa Cruz do Capibaribe

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Teve início a Campanha "Diga não ao abuso sexual contra a criança e o adolescente".

Vereadores presentes juntos a Tody, Narah e Laércio Glicério

Moises Americo representando o COMDECA

Estavam presentes o delegado Magno Neves, Capitão Washington sub-comandante da 3ª CIPM e reporter Bartol Neves.

Foram distribuídos kits para os presentes

Aconteceu nesta terça feira na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe o inicio da Campanha "Diga não ao abuso sexual contra a criança e o adolescente", que tem como intuito divulgar o disque 100 e conscientizar a população a lutar contra este mal.

O Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe com o apoio do COMDECA e outros colaboradores, conseguiram publicar 50.000 cartilhas educativas e preventivas, 500 camisetas, 2000 adesivos e 200 cartazes. Todo este material será distribuido no municipio e região aproveitando que neste dia 18 haverá uma grande movimentação nas ruas da cidade, e esse movimento se estenderá até o dia 30 de maio nas escolas e repartições publicas, no Moda Center e por todo o estado através dos conselhos tutelares.

Polêmica;
Rádios Comunitárias não comparecem ao evento e justamente por se tratar de rádios comunitárias teriam a obrigação de comparecem a eventos desta natureza. "Para que serve de verdade, uma rádio comunitária?" pergunta feita por Moises Americo representante do COMDECA no ato do seu pronunciamento. A Rádio Vale do Capibaribe se fez presente e realizou seu papel de imprensa sendo a única emissora presente.

Dia 18 de maio marca o enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes

Mais de 66 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, em quase oito anos de funcionamento do serviço Disque 100, foram registradas no Brasil até março de 2011. A maioria das vítimas é do sexo feminino. Os dados, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foram divulgados pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Nesta semana, uma série de atividades de mobilização reforçam a campanha permanente de combate a esse tipo de violação de direitos.
Disque Direitos Humanos - O Disque 100 é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia a violação de direitos contra crianças e adolescentes é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal http://www.disque100.gov.br ou pelo endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br. Para quem participa das redes sociais, como o Facebook, também pode fazer parte das atividades de mobilização da campanha, utilizando avatares em suas fotos ou mencionando a tag #façabonito.

Santa Cruz faz bonito no dia do enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes


Diversos carros foram adesivados

Panfletagem realizada com sucesso

Aconteceu nesta quarta feira (18), uma bela movimentação da campanha "Diga não ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes". A movimentação contou com o empenho do Conselho Tutelar, COMDECA e Secretaria de Ação Social.

Em comemoração ao dia 18 de maio que marca o enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes uma comitiva de Santa Cruz do Capibaribe composta por Narah Leandro conselheira tutelar, Moises Americo e Laércio Glicério, a comitiva se deslocou para a cidade do Recife no intuito de participar da grande Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual. O evento marca de forma positiva o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e reunirá representantes de organizações governamentais e não-governamentais, além de crianças, adolescentes e jovens.

Finalizamos a matéria com a mesma frase que começamos;

Santa Cruz faz bonito no dia 18 de maio!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Hoje é um grande dia!

Hoje a partir das 17:h. o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe vai apresentar a Imprensa a Cartilha de combate a exploração e abuso sexual infantil. O evento acontece na Câmara de Vereadores de nossa cidade, segundo informações do Conselho em primeiro momento o material será distribuído para as Rádios, Revistas, Blog’s Jornais e outros meios de comunicação, “Nós resolvemos apresentar em mão para a imprensa de santa Cruz e região, pois sabemos da importância fundamental da imprensa que é formadora de opinião e com todos não vamos formar uma grande corrente do conscientização de toda população” declarou o Conselheira Narah Leandro.
A apresentação da Cartilha será transmitida pela a Rádio Vale do Capibaribe com flesh’s ao vivo durante o Programa Forró da Vale das 17:h.



A campanhe aconte entre os dias 18 e 30 deste mês, na programação vai ser promovido distribuição de camisas, panfletos, cartilhas e a realização de palestras na escolas e entidades de Santa Cruz.

É sempre importante destacar a participação da população.

terça-feira, 10 de maio de 2011

"Conselho Tutelar não é remédio para todos os males..."

O professor e palestrante Luciano Betiate diz em matéria da Revista Escola Pública que "Conselho Tutelar não é remédio para todos os males...". A matéria que tem como título Risco Diminuído onde é discutido que os Conselhos Tutelares podem ser grandes aliados da escola para combater situações de vulnerabilidade, como identificar focos de evasão e orientar como agir diante de casos de violência.

Vejam matéria completa no link:

http://www.portaldoconselhotutelar.com.br/revista_escola_publica.htm

Plantões dos Distritos de Poço Fundo e Vila do Pará

Maio

Dia 20 Ivanilson – Poço Fundo

Dia 27 Tody - Pará

Junho

Dia 03 Kleiton – Poço Fundo

Dia 17 Gilson - Pará

Dia 24 Narah - Poço Fundo

Julho

Dia 01 Ivanilson - Poço Fundo

Dia 15 Tody - Pará

Dia 29 Kleiton - Poço Fundo

Agosto

Dia 05 Gilson - Poço Fundo

Dia 19 Narah - Pará

Dia 26 Ivanilson - Poço Fundo

Setembro

Dia 02 Tody - Poço Fundo

Dia 16 Kleiton - Pará

Dia 30 Gilson - Poço Fundo

Outubro

Dia 07 Narah - Poço Fundo

Dia 21 Ivanilson - Pará

Dia 28 Tody - Poço Fundo

Os plantões do Distrito de Poço Fundo acontecerão na sede da Guarda Municipal e na Escola Professora Maria José e os da Vila do Pará na Associação de Moradores e na Escola José Quirino.