quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cidadania: Crianças e adolescentes

Numa iniciativa que merece apoio, a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) do Governo de Pernambuco está nas ruas com a “Campanha Atenção Redobrada” e que até o fim do Carnaval, para evitar a exploração de crianças e de adolescentes nos festejos de mo­mo.Deve-se destacar que a iniciativa educativa envolve os principais municípios do Estado com focos de folia, a exemplo do Recife, de Olinda, de Bezerros, de Jaboatão, do Cabo, de Camaragibe e de Tamandaré. Vale salientar que profissionais orientarão a população a combater o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e demais violações dos direitos da criança e do adolescente.

Pode-se afirmar que todos os setores da sociedade serão sensibilizados, através da distribuição de materiais edu­cativos, que estarão no comércio local, bares, rede hoteleira. Ao todo, serão disponibilizados oito mil adesivos, 250 mil panfletos, sete banners, 50 faixas, quatro mil cartazes, 145 camisas e cem bonés. Além de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, a intenção é fazer do “Atenção Redobrada” um programa permanente nas principais festas do Estado, de acordo com a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.

No Recife, os educadores já estão trabalhando no ponto de acolhimento, na Rua Alfredo Lisboa, na Praça do Marco Zero. Lá serão promovidas oficinas socioeducativas de artes, jogos recreativos, skate, dança, capoeira, jogos de salão, tae kwon do, karatê e break. Em Olinda, o ponto fica na Praça Sítio Seu Reis, com oficinas de percussão, dança, artes plásticas e adereços. Em Jaboatão e no Cabo o “Atenção Redobrada” funcionará nesta semana pré-carnavalesca. Já em Camaragibe e em Tamandaré, a ação será feita nos dias de Carnaval. E Bezerros terá pela primeira vez da Campanha Atenção Redobrada, com o local de acolhimento, na Rua Florismundo Santa Cruz, 89, onde haverá oficinas socioeducativas de dança, artes com reciclagem, leitura dinâmica, karatê e biscuit.

Da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário