segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Conselho Tutelar realiza palestra para pais e mestres
Na última quarta-feira (01), o Conselho Tutelar participou de uma reunião na Escola Malaquias Cardoso na qual estiveram presentes os pais e professores dos alunos da escola, além de técnicos da Gerência Regional de Educação.
Representado pelos conselheiros Gilson Julião e Ivanilson Feitosa, o Conselho Tutelar foi responsável pela realização de uma palestra esclarecedora sobre suas atribuições, bem como os direitos e deveres dos pais e da escola, visando assim, a ampliação da rede de garantidores dos direitos das crianças e adolescentes.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Conselho Tutelar faz balanço de atividades
Na manhã de hoje (26), o trabalho do Conselho
Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe foi pauta da rádio Santa Cruz FM e do
programa Opinião, na rádio Comunidade FM. Na oportunidade, os conselheiros
Gilson Julião, Kleiton Ferreira e Marcos Antônio puderam mostrar aos ouvintes
as ações que vem sendo realizadas pelo órgão, além de esclarecer quais as
atribuições do Conselho Tutelar.
Ao longo dos programas os conselheiros responderam
questões e esclareceram dúvidas de alguns ouvintes. Já na quarta-feira (27) o
tema voltará a ser destaque, desta vez nas rádios IGM e Vale do Capibaribe.
terça-feira, 19 de junho de 2012
Por uma escola melhor
Inscrições para Projeto Pedagógico da Escola de Conselhos estão abertas
Estão abertas as inscrições do Projeto Pedagógico da Escola de Conselhos, promovido pelo Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Pernambuco em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Cruz do Capibaribe – COMDECA.
O evento, que acontecerá durante os dias 26 e 27 de junho, têm como objetivos, segundo seus organizadores, “Estabelecer os parâmetros para a estrutura e funcionamento da Escola, o seu orçamento, corpo docente, matriz curricular, formas de avaliação e monitoramento. O resultado desta ação norteará os fundamentos políticos e as ações da nossa Escola.”
No evento, serão promovidos diversos debates, focando principalmente o tema da exploração do trabalho infantil no mundo.
Para mais informações do evento, os interessados devem escrever um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: escoladeconselhospeoficinas@gmail.com ou ligar para o telefone (81) 3320-6067
Do Blog do Ney Lima
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Encontro de Conselheiros em Santa Cruz do Capibaribe
Nesta quarta-feira, a Câmara de Vereadores sediou o Encontro de Conselheiros do Estado de Pernambuco, participaram do encontro os municípios de Passíra, Poção, Orobo, Vertentes, Brejo da Madre de Deus, Cumaru, Taquaritinga do Norte e claro Santa Cruz do Capibaribe todos representados por seus Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito.
A palestra foi ministrada pela simpática Raquel Aragão Uchôa Fernandes que veio acompanhada do professor Humberto Miranda, ambos representando a Escola de Conselhos de Pernambuco. O tema do encontro na quarta-feira era Familia e Comunidade para debater a partir das representações o assunto família e drogas.
O Encontro que ainda está acontecendo nesta quinta-feira, servirá como capacitação para os conselheiros e conselheiras que prestigiaram o evento.
Do Blog Opinião
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Debate sobre direitos da criança e adolescentes será realizado em Santa Cruz do Capibaribe
O Núcleo de Formação de Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Pernambuco realizará a Oficina sobre Direitos da Criança e do Adolescente, em Santa Cruz do Capibaribe.
A oficina é oferecida pela Escola de Conselhos e executada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. A abordagem do tema seráFamília e Comunidade, um reflexo sobre a interdependência entre as relações que o individuo mantém com a família e com a comunidade, especialmente nos usos de substancias psicoativas e na construção de sua autonomia e também de sua consciência ética. Pretende debater a partir das representações o assunto família e drogas.
O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de maio a partir das 8h da manhã na Câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe.
Do Blog Opinião
quinta-feira, 17 de maio de 2012
NARAH SE QUEIXA DE FALTA DE ESTRUTURA NO CONSELHO TUTELAR DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE E EXPÕE SITUAÇÃO PRECÁRIA DO ORGÃO
A Conselheira Tutelar e pré-candidata a vereadora, Narah Leandro, externou agora há pouco no facebook sua indignação quanto à situação precária em que se encontra, segundo ela, a sede do Conselho Tutelar de Snata Cruz do Capibaribe.
Segundo ela, o Conselho foi largado a própria sorte pelo Poder Público.
Segue abaixo a postagem:
Difícil trabalhar assim...
“Na sede do CONSELHO TUTELAR, não têm filtro de água, os computadores estão quebrados, a viatura na oficina, os celulares do plantão sem crédito (agora tive que pedir ao funcionário de uma Secretaria para efetuar uma ligação e confirmar um endereço de uma ocorrência que nem sei ainda como vou até lá averiguar, já que estamos sem transporte). Não temos recepcionista no período da manhã... enfim... é triste ver a situação do nosso Conselho!!! Convido o Poder Público Municipal responsável pela manutenção do Conselho a nos visitar e confirmar esta realidade”.
Campanha superlota teatro municipal
Aproximadamente 300 alunos foram ao teatro nesta terça-feira
A Campanha contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conseguiu levar ao teatro municipal de Santa Cruz do Capibaribe, cerca de 300 alunos por palestra, no total foram mais de 1.000 alunos.
Exibição do Filme "Anjos do Sol"
O filme conta a história de Maria uma menina de apenas 12 anos, que é vendida pelo próprio pai para um leilão de meninas virgens perto de um garimpo na floresta Amazônica. "Anjos do Sol" retrata as falhas e as omissões de diferentes pessoas que poderiam acabar com este mau, uns por não denunciarem e outros por participarem deste ato desumano. O filme traz uma realidade vivida por muitas crianças e adolescentes hoje no Brasil. “Na região Norte principalmente, a procura é grande por meninas indígenas, comercializadas sexualmente em troca de mercadorias e até por gasolina”, afirma a socióloga Graça Gadelha. “Fala-se muito da vinda de turista estrangeiros buscando adolescentes para exploração sexual, mas hoje quem mais procura é o turista nacional.”
Parabenizo o COMDECA na pessoa do seu presidente Marivaldo Andrade extensivo a toda sua equipe por este belo trabalho. O COMDECA de Santa Cruz do Capibaribe vem se destacando a cada campanha e cada ação desenvolvida em prol das crianças e dos adolescentes deste município.
A campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, terá seu encerramento no próximo dia 18 (sexta-feira), na avenida 29 de dezembro. Em conversa conosco o presidente do COMDECA afirmou que em breve uma nova campanha surgirá.
Do Blog Opnião
OUVINDO CONSELHOS
Quando recorrer ao Conselho Tutelar em caso de dependência química. A dependência química é um dos piores problemas com os quais a escola poderá se deparar, principalmente porque os profissionais da educação, na maioria das vezes, não estão preparados para lidar com esse problema. A prevenção e o diálogo são de início as melhores medidas, mas, se a pesar das campanhas de conscientização a escola notar que há consumo de álcool e drogas, deve-se conversar com o aluno. Para isso é imprescindível falar sobre os sintomas notados e perguntar os motivos que o levaram a isso. O esforço para resolver esse problema deve se dá sempre em conjunto. A pessoa que conseguir detectar essa questão deve comunicar a direção da escola e conversar com os pais. Em conjunto, todos podem propor ao aluno a realização de atividades que explorem as habilidades dele. Se as medidas acima não forem suficientes, a direção da escola deverá comunicar o caso ao Conselho Tutelar e nas situações mais graves solicitasse tratamento na área de saúde para que o estudante possa se tratar e voltar a ter uma vida independente de drogas. (Com informações da Revista Nova Escola) Gilson Julião é Conselheiro Tutelar e Professor Do Blog do Melqui |
COMDECA realiza Campanha enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
O COMDECA e toda a rede de proteção da criança e do adolescente no município de Santa Cruz do Capibaribe estão mobilizados para o enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha teve inicio no dia 14 de maio, com a apresentação do filme “Anjos do Sol” no Teatro Municipal e panfletagem no Moda Center.
No decorrer da semana será dada sequência à programação com palestras, seminários e distribuição de materiais informativo da campanha. Laércio Glicério, lembra que a intenção é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, salienta.
Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano e o crime ocorre em todas as classes sociais. Conforme Laércio, o que mais preocupa é a falta de denúncia dos casos de abuso. “Na maioria dos casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, o autor do crime é uma pessoa próxima à vítima. Isso torna ainda mais difícil perceber a violência que acontece dentro da própria casa”, considera.
No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal identificou 1.820 pontos de risco de exploração sexual de menores em rodovias federais do país, dos quais 545 estão na Região Nordeste. Em segundo lugar estão as estradas do Sul do país com 399, seguidas das regiões Sudeste com 371, Centro-Oeste com 281 e Norte com 224.
Só que quando se trata de violência doméstica, os pais e familiares devem ficar atentos aos comportamentos apresentados pelos menores. O Conselheiro Direito Marivaldo Zuza, afirma que é possível perceber os sinais e sintomas. “As crianças ou adolescentes apresentam agressividade, mudança de humor, raiva, vergonha de trocar de roupa na frente dos outros e umas até passam a fazer gestos direcionados à sexualidade. Esses sinais não garantem que os menores foram vítimas de algum tipo de violência, mas é preciso ficar atento”, alertou Zuza.
O Conselheiro relata que os sintomas vêm sempre associados a outro comportamento. Uma vítima de violência pode apresentar medo de ficar sozinha com alguém, voltar a ter comportamentos infantis, como urinar ou defecar na roupa, ter medo de escuro, fugir de casa, regredir nos estudos, ter segredos e brincadeiras isoladas com adultos, queda na autoestima, entre outros. “Os adolescentes apresentam os mesmos sintomas, só que conseguem esconder mais. Além disso, caso façam a denúncia, ficam com o sentimento de culpa por conta das consequências”, alertou Marivaldo.
Os trabalhos desenvolvidos nesta campanha são em rede com a Delegacia, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e outros órgãos afins. Para incentivar as denúncias dos casos de violência sexual, foi criado o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Pelo número 100, de abrangência nacional e gratuita, podem ser feitas queixas de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes, que são encaminhadas às autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.
O dia (18/5) foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como data nacional de combate a esta realidade. Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. A data foi escolhida por conta do dia 18 de maio de 1973, quando um crime bárbaro na cidade de Vitória (ES) chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. A menina de oito anos teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Características do agressor
·São pessoas conhecidas e que de alguma forma, podem controlá-las; de cada 10 casos registrados, em oito o abusador é conhecido da vítima;
·O abuso sexual às crianças pode ocorrer na família, através do pai, do padrasto, do irmão ou outro parente qualquer;
·Outras vezes ocorre fora de casa, podendo ser um amigo da família, na casa da pessoa que toma conta da criança, o vizinho, por um professor ou mesmo por um desconhecido.
No decorrer da semana será dada sequência à programação com palestras, seminários e distribuição de materiais informativo da campanha. Laércio Glicério, lembra que a intenção é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, salienta.
Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano e o crime ocorre em todas as classes sociais. Conforme Laércio, o que mais preocupa é a falta de denúncia dos casos de abuso. “Na maioria dos casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes, o autor do crime é uma pessoa próxima à vítima. Isso torna ainda mais difícil perceber a violência que acontece dentro da própria casa”, considera.
No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal identificou 1.820 pontos de risco de exploração sexual de menores em rodovias federais do país, dos quais 545 estão na Região Nordeste. Em segundo lugar estão as estradas do Sul do país com 399, seguidas das regiões Sudeste com 371, Centro-Oeste com 281 e Norte com 224.
Só que quando se trata de violência doméstica, os pais e familiares devem ficar atentos aos comportamentos apresentados pelos menores. O Conselheiro Direito Marivaldo Zuza, afirma que é possível perceber os sinais e sintomas. “As crianças ou adolescentes apresentam agressividade, mudança de humor, raiva, vergonha de trocar de roupa na frente dos outros e umas até passam a fazer gestos direcionados à sexualidade. Esses sinais não garantem que os menores foram vítimas de algum tipo de violência, mas é preciso ficar atento”, alertou Zuza.
O Conselheiro relata que os sintomas vêm sempre associados a outro comportamento. Uma vítima de violência pode apresentar medo de ficar sozinha com alguém, voltar a ter comportamentos infantis, como urinar ou defecar na roupa, ter medo de escuro, fugir de casa, regredir nos estudos, ter segredos e brincadeiras isoladas com adultos, queda na autoestima, entre outros. “Os adolescentes apresentam os mesmos sintomas, só que conseguem esconder mais. Além disso, caso façam a denúncia, ficam com o sentimento de culpa por conta das consequências”, alertou Marivaldo.
Os trabalhos desenvolvidos nesta campanha são em rede com a Delegacia, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e outros órgãos afins. Para incentivar as denúncias dos casos de violência sexual, foi criado o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Pelo número 100, de abrangência nacional e gratuita, podem ser feitas queixas de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes, que são encaminhadas às autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.
O dia (18/5) foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como data nacional de combate a esta realidade. Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. A data foi escolhida por conta do dia 18 de maio de 1973, quando um crime bárbaro na cidade de Vitória (ES) chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. A menina de oito anos teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Características do agressor
·São pessoas conhecidas e que de alguma forma, podem controlá-las; de cada 10 casos registrados, em oito o abusador é conhecido da vítima;
·O abuso sexual às crianças pode ocorrer na família, através do pai, do padrasto, do irmão ou outro parente qualquer;
·Outras vezes ocorre fora de casa, podendo ser um amigo da família, na casa da pessoa que toma conta da criança, o vizinho, por um professor ou mesmo por um desconhecido.
Seminário de Conscientização Sobre Abuso Sexual Infantil
A Web TV Capibaribe mostrou um pouco do que aconteceu ontem (16) em Santa Cruz do Capibaribe durante o Seminário de Conscientização Sobre Abuso Sexual Infantil.
Assista o vídeo:
terça-feira, 15 de maio de 2012
Campanha nas escolas
A Escola Malaquias Cardoso Aragão, recebeu a visita da equipe do Comdeca e Conselho Tutelar do município, trata-se da Campanha "Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, assuma o seu papel, mais responsabilização diante desse crime".
Os alunos assistiram a uma palestra com a Conselheira Tutelar Narah Leandro, sobre Abuso Sexual e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Logo após a palestra foi passado um filme que conta a história de uma garotinha chamada Maria, que foi vendida por seu pai, e aos 11 anos de idade entra no mundo da prostituição por não ter mais escolhas.
Finalizando os trabalhos, o Conselheiro de Direito Laércio Glicério deixou a mensagem final, conscientizando os alunos a denunciarem qualquer atitude suspeita de Exploração ou Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, denunciando ao Conselho Tutelar ou disque 100.
terça-feira, 24 de abril de 2012
Violência Sexual existem. O que você está fazendo?
Disque 100 e denuncie!
A cada ano, mais de 4600 casos de violência contra crianças e adolescentes são registrados em Pernambuco. Deste número, 13,3% são casos de caráter sexual, segundo dados da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente - GPCA. A violência sexual se apresenta de diversas formas: abuso sexual: estupro, exploração sexual, pornografia, sedução e tráfico. Todas elas são cruéis violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes, que deixam marcas, dificultando o desenvolvimento físico, psíquico e social.
Ligando para o disque 100 você poderá fazer a chamada gratuitamente, de qualquer lugar do país. Você também poderá fazer a denúncia no Conselho Tutelar mais próximo da sua casa; ou registrar a ocorrência na GPCA. Em caso de não haver delegacia especializada, procure uma mais próxima. Faça sua parte.
PROGRAMAÇÃO
Data - Horário - Atividades - Local
Dia 14 de maio - 8 horas da manhã - Panfletagem - Moda Center
Dia 15 de maio - 8 horas da manhã, 14 horas da tarde, 19 horas da noite - Cine COMDECA “Filme Anjos do Sol” - Teatro Municipal
Dia 16 de maio - 9 horas da manhã - Seminário: Violência Sexual existem. O que você está fazendo? - Câmara de Vereadores
Dia 17 de maio - 8 horas da manhã - Palestras: Violência Sexual existem. O que você está fazendo? - Escolas Públicas e Particulares.
Dia 18 de maio - 8 horas da manhã - Distribuição de adesivo e panfletos - Av. 29 de Dezembro.
Atenciosamente,
Marivaldo Andrade
Presidente do COMDECA
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente vai pedir apoio aos senadores pernambucanos
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de PE vai encaminhar pedido de apoio aos três senadores pernambucanos para projeto que beneficia os menores. A proposta é de autoria do Governo Federal e estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados sem o uso de castigos corporais ou tratamento cruel e degradante. A matéria foi aprovada em agosto do ano passado na Câmara dos Deputados, mas não há previsão de quando entrará na pauta do Senado.
Nesta segunda (23), a Frente Parlamentar promoveu audiência pública sobre o assunto. O encontro foi solicitado pelo Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social. Uma das coordenadoras da Frente Parlamentar, a deputada Teresa Leitão, do PT, destacou que pelo perfil dos senadores Humberto Costa, Armando Monteiro Neto e Jarbas Vasconcelos, o projeto deve receber o apoio esperado.
A coordenadora executiva do Centro Dom Helder Câmara, Valéria Nepomuceno, buscou justamente a divulgação da iniciativa quando solicitou a audiência na Assembleia. Uma das integrantes da Rede Não Bata, Eduque, Eleonora Ramos, afirmou que a matéria é polêmica porque vai exigir transformação social. Segundo ela, 32 países já contam com leis semelhantes.
Fonte: Imprensa Alepe
Nesta segunda (23), a Frente Parlamentar promoveu audiência pública sobre o assunto. O encontro foi solicitado pelo Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social. Uma das coordenadoras da Frente Parlamentar, a deputada Teresa Leitão, do PT, destacou que pelo perfil dos senadores Humberto Costa, Armando Monteiro Neto e Jarbas Vasconcelos, o projeto deve receber o apoio esperado.
A coordenadora executiva do Centro Dom Helder Câmara, Valéria Nepomuceno, buscou justamente a divulgação da iniciativa quando solicitou a audiência na Assembleia. Uma das integrantes da Rede Não Bata, Eduque, Eleonora Ramos, afirmou que a matéria é polêmica porque vai exigir transformação social. Segundo ela, 32 países já contam com leis semelhantes.
Fonte: Imprensa Alepe
Mãe tenta vender criança por 2 mil reais em Santa Cruz
Aconteceu nesta sexta-feira (20/04), por volta das 11h e 30 min. a apreensão de uma mãe por parte da Guarda Municipal, nas proximidades da Escola Santo Antônio. Cícera Maria da Silva, que reside no distrito de São Domingos, foi detida sob a acusação de tentar vender sua filha, de nove meses de idade.
A denúncia da venda criança teria partido de uma professora da instituição de ensino, onde a mesma avisou a Guarda Municipal do ocorrido. O bebê teria sido oferecido a algumas pessoas, em troca de 2 mil reais. Com a chegada do policiamento, a mãe, juntamente com o suposto pai, foram encaminhados a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.
Em entrevista ao Blog do Ney Lima, a Conselheira Tutelar Narah Leão afirmou que “a mãe tem histórico de usuária de drogas, vive perambulando pelas ruas, principalmente próximas ao Mercado de Farinha”. Esse local já é bem conhecido pela população, principalmente como ponto de venda de drogas. Narah também afirmou que “Em quatro anos como conselheira, eu só ví dois casos como esse aqui na cidade. Já ví mães com promessa de vender filhos, ainda na barriga, por 500 reais e nós orientamos a ninguém fazer isso, pois é crime”.
A Conselheira também afirmou que existe uma dúvida quanto a paternidade da criança, onde vai solicitar ao Ministério Público a realização de um exame de DNA.
Segundo Narah, a criança foi encaminhada para a casa de passagem Maristela Monteiro, no Bairro Bela Vista, onde ficara lá até a resolução do caso.
Do Blog do Ney Lima
A denúncia da venda criança teria partido de uma professora da instituição de ensino, onde a mesma avisou a Guarda Municipal do ocorrido. O bebê teria sido oferecido a algumas pessoas, em troca de 2 mil reais. Com a chegada do policiamento, a mãe, juntamente com o suposto pai, foram encaminhados a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.
Em entrevista ao Blog do Ney Lima, a Conselheira Tutelar Narah Leão afirmou que “a mãe tem histórico de usuária de drogas, vive perambulando pelas ruas, principalmente próximas ao Mercado de Farinha”. Esse local já é bem conhecido pela população, principalmente como ponto de venda de drogas. Narah também afirmou que “Em quatro anos como conselheira, eu só ví dois casos como esse aqui na cidade. Já ví mães com promessa de vender filhos, ainda na barriga, por 500 reais e nós orientamos a ninguém fazer isso, pois é crime”.
A Conselheira também afirmou que existe uma dúvida quanto a paternidade da criança, onde vai solicitar ao Ministério Público a realização de um exame de DNA.
Segundo Narah, a criança foi encaminhada para a casa de passagem Maristela Monteiro, no Bairro Bela Vista, onde ficara lá até a resolução do caso.
Do Blog do Ney Lima
segunda-feira, 16 de abril de 2012
OUVINDO CONSELHOS
Quando recorrer ao Conselho Tutelar em caso de maus-tratos
Seguindo a edição anterior, onde mostramos quais os passos que a escola deve dar quando se deparam com alunos faltosos, nesta edição seguiremos falando ainda sobre artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas desta feita, falaremos sobre as medidas que a escola deve adotar com alunos que estão sofrendo maus-tratos.
O inciso I do artigo 56 diz que: os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. Nesta situação, a primeira questão é ter atenção aos sinais que podem ser hematomas, alteração de humor ou sinais de depressão, que podem ser sintomas de violência física, psicológica ou sexual. Após isto o professor deve conversar com o estudante para apurar melhor o que está ocorrendo.
Caso a situação persista a escola deve denunciar ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público ou ao Disque 100 nacional. Depois de recebida a denúncia um desses órgãos, ou de forma conjunta, conversará com a criança e a família. De acordo com o tipo de maus-tratos, o Conselho irá requisitar tratamento de saúde, acompanhamento psicológico, assistência social ou de segurança.
Por fim, se necessário e nos casos mais graves que exijam medidas jurídicas, o próprio Conselho aciona o Ministério Público, o Juizado da Infância e Juventude ou a Polícia para que possam, em conjunto, aplicar as medidas cabíveis contra o violador dos direitos da criança e do adolescente.
(Com informações da Revista Nova Escola)
Gilson Julião, Conselheiro Tutelar
Seguindo a edição anterior, onde mostramos quais os passos que a escola deve dar quando se deparam com alunos faltosos, nesta edição seguiremos falando ainda sobre artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas desta feita, falaremos sobre as medidas que a escola deve adotar com alunos que estão sofrendo maus-tratos.
O inciso I do artigo 56 diz que: os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. Nesta situação, a primeira questão é ter atenção aos sinais que podem ser hematomas, alteração de humor ou sinais de depressão, que podem ser sintomas de violência física, psicológica ou sexual. Após isto o professor deve conversar com o estudante para apurar melhor o que está ocorrendo.
Caso a situação persista a escola deve denunciar ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público ou ao Disque 100 nacional. Depois de recebida a denúncia um desses órgãos, ou de forma conjunta, conversará com a criança e a família. De acordo com o tipo de maus-tratos, o Conselho irá requisitar tratamento de saúde, acompanhamento psicológico, assistência social ou de segurança.
Por fim, se necessário e nos casos mais graves que exijam medidas jurídicas, o próprio Conselho aciona o Ministério Público, o Juizado da Infância e Juventude ou a Polícia para que possam, em conjunto, aplicar as medidas cabíveis contra o violador dos direitos da criança e do adolescente.
(Com informações da Revista Nova Escola)
Gilson Julião, Conselheiro Tutelar
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Arcoverde em festa
No próximo sábado (14), o bairro Arcoverde terá um dia reservado à Festa do Jesus Misericordioso. Toda comunidade está convidada a participar das celebrações organizadas pela Igreja Matriz de São Miguel.
Às 6h, a população poderá participar da Rezo do Ofício. Já às 16h a comunidade estará reunida para a procissão que sairá da Rua Cecília Bezerra Aragão, nº 198 e irá percorrer algumas ruas, voltando para o ponto de partida. Em seguida, será celebrada a missa no salão da comunidade.
Às 6h, a população poderá participar da Rezo do Ofício. Já às 16h a comunidade estará reunida para a procissão que sairá da Rua Cecília Bezerra Aragão, nº 198 e irá percorrer algumas ruas, voltando para o ponto de partida. Em seguida, será celebrada a missa no salão da comunidade.
terça-feira, 20 de março de 2012
COMDECA, MovPaz e Conselho Tutelar promovem campanha contra o Bullying nas escolas
quinta-feira, 15 de março de 2012
Em Surubim: Eleição do Conselho Tutelar será antecipada
A eleição do Conselho Tutelar de Surubim, inicialmente marcada para acontecer em 16 de abril, foi antecipada para o dia 14 do mesmo mês. Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciana Duarte, a mudança ocorreu para facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação. “A nova data é um sábado, dia de feira livre, quando as pessoas, principalmente da zona rural, vêm à cidade”, explicou.
A alteração também modifica o calendário eleitoral. O período de campanha, antes fixado entre 19 de março e 13 de abril, agora começa no dia 16 de março e termina em 11 de abril. Nesta segunda-feira (12), às 15h, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, será realizada uma reunião para discutir as mudanças de datas no processo de escolha dos conselheiros tutelares. Quatro chapas, formadas por cinco titulares e cinco suplentes cada uma, se inscreveram para disputar a eleição.
Fonte: Integração Surubim
Colaboração: Wendell Galdino.
A alteração também modifica o calendário eleitoral. O período de campanha, antes fixado entre 19 de março e 13 de abril, agora começa no dia 16 de março e termina em 11 de abril. Nesta segunda-feira (12), às 15h, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo, será realizada uma reunião para discutir as mudanças de datas no processo de escolha dos conselheiros tutelares. Quatro chapas, formadas por cinco titulares e cinco suplentes cada uma, se inscreveram para disputar a eleição.
Fonte: Integração Surubim
Colaboração: Wendell Galdino.
segunda-feira, 5 de março de 2012
Vertentes e Toritama participaram ativamente do 2° Encontro de Conselhos
Toritama e Vertentes esteve muito bem representada no 2° Encontro de Conselhos de Direitos e Tutelares do Estado de Pernambuco. Durante os dias 29 de fevereiro, 1 e 2 de março, no Teatro Municipal da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, sob a organização do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, COMDECA, tendo como Presidente o senhor Marivaldo e demais diretores, com apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, na administração Construir e Cuidar das Pessoas, Prefeito o senhor Antonio Figueiroa "Toinho do Pará", Escola de Conselhos de Pernambuco e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, CEDCA/PE.
Foram três dias de muito aprendizado, muito conhecimento, troca de ideias e informações, mais de setenta cidades do estado tiveram seus representantes presentes, além de representantes de outros estados como Paraíba e o Rio Grande do Norte.
Por aqui passaram os profissionais como; Silvino Neto do Conselho Estadual, Conceição Presidente da Associação dos Conselheiros e ex-conselheiros do estado de Pernambuco, Uziel Aragão advogado e ex-conselheiro de Santa Cruz, Humberto Miranda da Escola de Conselhos, o Psicólogo Roberto Pacheco, Marcos Oliveira, Beatriz Guimarães, Ana Paula do SIPIA, além de outras personalidades no que diz respeito aos direitos das crianças e adolescentes.
Um vasto assunto foi explanado, apresentado, divulgado e muito bem debatido, muitas vezes acalorado, muitas discussões, trocas de informações e ideias por parte dos seus participantes, um evento grandioso que superou as expectativas.
E mesmos licenciados os conselheiros Wendell Galdino e Ivanildo Vieira, além da conselheira, Juciana Petrimperni, que está no finalzinho do seu mandato e também marcou presença, nestes três dias, deste evento tão importante não só pra agora,mas para o futuro dos nossos conselhos.
E é por isso mais uma vez, que Toritama esteve bem representada, neste que é o evento que marca a abertura do calendário dos eventos relacionados as políticas publicas de interesse dos nossos jovens e adolescentes.
Quem também esteve presente foram os conselheiros da cidade das Vertentes, Zenaildo, Daví Ramos e Zé Nilton, que estão se capacitando para melhor atender as famílias vertentenses, como se ver na foto acima, Wendell Galdino (Toritama),Zé Nilton (Vertentes), Silvino Neto do Conselho Estadual, Zenaildo (Vertentes) e Ivanildo Vieira (Toritama).
Fonte Wendell Galdino
Foram três dias de muito aprendizado, muito conhecimento, troca de ideias e informações, mais de setenta cidades do estado tiveram seus representantes presentes, além de representantes de outros estados como Paraíba e o Rio Grande do Norte.
Por aqui passaram os profissionais como; Silvino Neto do Conselho Estadual, Conceição Presidente da Associação dos Conselheiros e ex-conselheiros do estado de Pernambuco, Uziel Aragão advogado e ex-conselheiro de Santa Cruz, Humberto Miranda da Escola de Conselhos, o Psicólogo Roberto Pacheco, Marcos Oliveira, Beatriz Guimarães, Ana Paula do SIPIA, além de outras personalidades no que diz respeito aos direitos das crianças e adolescentes.
Um vasto assunto foi explanado, apresentado, divulgado e muito bem debatido, muitas vezes acalorado, muitas discussões, trocas de informações e ideias por parte dos seus participantes, um evento grandioso que superou as expectativas.
E mesmos licenciados os conselheiros Wendell Galdino e Ivanildo Vieira, além da conselheira, Juciana Petrimperni, que está no finalzinho do seu mandato e também marcou presença, nestes três dias, deste evento tão importante não só pra agora,mas para o futuro dos nossos conselhos.
E é por isso mais uma vez, que Toritama esteve bem representada, neste que é o evento que marca a abertura do calendário dos eventos relacionados as políticas publicas de interesse dos nossos jovens e adolescentes.
Quem também esteve presente foram os conselheiros da cidade das Vertentes, Zenaildo, Daví Ramos e Zé Nilton, que estão se capacitando para melhor atender as famílias vertentenses, como se ver na foto acima, Wendell Galdino (Toritama),Zé Nilton (Vertentes), Silvino Neto do Conselho Estadual, Zenaildo (Vertentes) e Ivanildo Vieira (Toritama).
Fonte Wendell Galdino
Em Surubim: Eleição Conselho Tutelar para o triênio 2012 - 2015.
No último dia 01 de março/2012 a Comissão Eleitoral do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e Adolescentes) - Surubim/PE divulgou a relação das chapas inscritas e elegíveis para o processo de eleição para Conselho Tutelar para o triênio 2012 - 2015.
As chapas inscritas foram submetidas a análise da documentação pela Comissão Eleitoral eleita pelos membros do CMDCA-Surubim que procurou seguir a orientação do Conselho no que diz respeito a documentação mínima exigida para os interessados em concorrer a uma vaga para Conselheiro Tutelar no município de Surubim.
Por José Aniervson
Especialista em Juventude
As chapas inscritas foram submetidas a análise da documentação pela Comissão Eleitoral eleita pelos membros do CMDCA-Surubim que procurou seguir a orientação do Conselho no que diz respeito a documentação mínima exigida para os interessados em concorrer a uma vaga para Conselheiro Tutelar no município de Surubim.
Por José Aniervson
Especialista em Juventude
Encontro de Conselheiros superou as expectativas
Durante três dias, cerca de 250 conselheiros tutelares e de direito de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte se reuniram no Teatro Municipal Santa Cruz do Capibaribe para trocar experiências e discutir as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. O evento foi marcado por uma organização impecável, que garantiu aos visitantes a estrutura necessária para acompanhar as palestras de profissionais reconhecidos pela sua seriedade e combatividade.
O encontro, que aconteceu pela segunda vez no município, foi organizado pelo Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDECA) de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Pernambuco (CEDCA), a Escola dos Conselhos de Pernambuco e com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.
Os debates giraram em torno das atribuições, desafios e conflitos enfrentados por esses profissionais que muitas vezes arriscam suas vidas lutando diariamente para que os mais desprotegidos tenham seus direitos garantidos. Trabalho muitas vezes incompreendido por outros setores da sociedade e nem sempre adequadamente apoiados pelo poder público.
O chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Lisboa, em seu discurso na abertura do evento, defendeu a valorização do trabalho dos conselheiros tutelares. "É preciso uma discussão a nível nacional para exigir dos governantes garantias mínimas para que esses profissionais possam desempenhar melhor suas funções. Temos avanços pontuais, mas ainda há uma disparidade muito grande de realidades", frisou Carlos Lisboa.
O prefeito do município, Toinho do Pará, que fez a abertura oficial do evento, saudou os visitantes, mostrando sua preocupação com a realidade das nossas crianças e adolescentes. "É um prazer recebê-los em nosso município, nós temos um Conselho Tutelar que é referência na região. Dentro das nossas possibilidades, temos garantido a melhor estrutura e condições de trabalho, mas sei que ainda há muito por fazer. Em breve iremos construir a sede própria do Conselho Tutelar do município" garantiu o prefeito Toinho do Pará.
"Foi um grande evento, onde todos os conselheiros, de forma bastante democrática, puderam manifestar opiniões, expor idéias, tirar dúvidas e questionar os representantes do poder público. Trouxemos os melhores profissionais que militam na causa da defesa dos direitos das crianças e adolescentes no nosso estado. Realizamos aqui um dos maiores encontros de conselheiros do país", afirmou Marivaldo Andrade, presidente do COMDECA do município.
Do Blo Diário da Sulanca
O encontro, que aconteceu pela segunda vez no município, foi organizado pelo Conselho de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (COMDECA) de Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Pernambuco (CEDCA), a Escola dos Conselhos de Pernambuco e com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.
Os debates giraram em torno das atribuições, desafios e conflitos enfrentados por esses profissionais que muitas vezes arriscam suas vidas lutando diariamente para que os mais desprotegidos tenham seus direitos garantidos. Trabalho muitas vezes incompreendido por outros setores da sociedade e nem sempre adequadamente apoiados pelo poder público.
O chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Lisboa, em seu discurso na abertura do evento, defendeu a valorização do trabalho dos conselheiros tutelares. "É preciso uma discussão a nível nacional para exigir dos governantes garantias mínimas para que esses profissionais possam desempenhar melhor suas funções. Temos avanços pontuais, mas ainda há uma disparidade muito grande de realidades", frisou Carlos Lisboa.
O prefeito do município, Toinho do Pará, que fez a abertura oficial do evento, saudou os visitantes, mostrando sua preocupação com a realidade das nossas crianças e adolescentes. "É um prazer recebê-los em nosso município, nós temos um Conselho Tutelar que é referência na região. Dentro das nossas possibilidades, temos garantido a melhor estrutura e condições de trabalho, mas sei que ainda há muito por fazer. Em breve iremos construir a sede própria do Conselho Tutelar do município" garantiu o prefeito Toinho do Pará.
"Foi um grande evento, onde todos os conselheiros, de forma bastante democrática, puderam manifestar opiniões, expor idéias, tirar dúvidas e questionar os representantes do poder público. Trouxemos os melhores profissionais que militam na causa da defesa dos direitos das crianças e adolescentes no nosso estado. Realizamos aqui um dos maiores encontros de conselheiros do país", afirmou Marivaldo Andrade, presidente do COMDECA do município.
Do Blo Diário da Sulanca
quinta-feira, 1 de março de 2012
Conselheira parabeniza encontro
A partir desta quarta (29) Santa Cruz estará sediando o II Encontro de Conselheiros Tutelares e de Direito de Pernambuco. Serão três dias de palestras e debates onde as políticas públicas direcionadas as crianças e adolescentes serão amplamente discutidas.
O evento é promovido pelo COMDECA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) conta com o apoio do Conselho Tutelar do município, da Escola de Conselhos de Pernambuco e do CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente).
É com muita satisfação que parabenizo todos os envolvidos no evento, que só vem fortalecer o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente, e que, neste ano terá a participação de cerca de 200 pessoas vindas de mais de 50 municípios do estado.
Por Narah Leandro
Conselheira Tutelar Santa Cruz do Capibaribe
O evento é promovido pelo COMDECA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) conta com o apoio do Conselho Tutelar do município, da Escola de Conselhos de Pernambuco e do CEDCA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente).
É com muita satisfação que parabenizo todos os envolvidos no evento, que só vem fortalecer o Sistema de Garantias de Direitos da Criança e Adolescente, e que, neste ano terá a participação de cerca de 200 pessoas vindas de mais de 50 municípios do estado.
Por Narah Leandro
Conselheira Tutelar Santa Cruz do Capibaribe
Conselheiros proibidos de falar
Membros do Conselho Tutelar estão revoltados com a postura da organização do Encontro de Conselheiros que teve inicio hoje de manhã no teatro municipal.
De acordo com Narah Leandro, ela e o companheiro de trabalho Gilson Julião estariam no evento representando os deputados Diogo Moraes e Edson Vieira, respectivamente, mas foram impedidos de falar em nome dos parlamentares. Ivanilson Feitosa, que coordena o conselho tutelar, embora tenha feito parte da mesa oficial, também não teve direito a falar em nome do conselho.
Narah insinuou perseguição política, já que atualmente os cinco conselheiros são ligados ao grupo de oposição ao governo municipal.
De acordo com Carlos Lisboa, chefe de gabinete, houve uma falar enorme ao não permitir a participação de Ivanilson Feitosa, já em relação a Gilson e Narah o chefe de gabinete concorda com a proibição, alegando que o mesmo aconteceu com Ernesto Maia, que foi proibido de falar em nome de José Augusto Maia.
Do Diário da Sulanca
De acordo com Narah Leandro, ela e o companheiro de trabalho Gilson Julião estariam no evento representando os deputados Diogo Moraes e Edson Vieira, respectivamente, mas foram impedidos de falar em nome dos parlamentares. Ivanilson Feitosa, que coordena o conselho tutelar, embora tenha feito parte da mesa oficial, também não teve direito a falar em nome do conselho.
Narah insinuou perseguição política, já que atualmente os cinco conselheiros são ligados ao grupo de oposição ao governo municipal.
De acordo com Carlos Lisboa, chefe de gabinete, houve uma falar enorme ao não permitir a participação de Ivanilson Feitosa, já em relação a Gilson e Narah o chefe de gabinete concorda com a proibição, alegando que o mesmo aconteceu com Ernesto Maia, que foi proibido de falar em nome de José Augusto Maia.
Do Diário da Sulanca
Câmara prestigia o II Encontro de Conselheiros
Conscientes da importância da discussão de políticas públicas que possibilitem o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, os Vereadores da Casa Dr. José Vieira de Araújo participaram da abertura do evento que teve início na manhã de ontem (29) e se estenderá até o dia 02 de março. O encontro sediado em Santa Cruz do Capibaribe e organizado pelo COMDECA, reuniu conselheiros de todo o estado de Pernambuco e estados vizinhos, como a Paraíba e representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE, a Vice-Presidente Rosa Barros, da Escola de Conselhos de Pernambuco, o Presidente Humberto Miranda, do Poder Executivo, o Prefeito Antônio Figueirôa e secretários, e os cinco membros do Conselho Tutelar da nossa municipalidade.
Os Vereadores Zezin Buxin, Fernando Aragão, Afrânio Marques e Inácio Marques se fizeram presentes, juntamente com o Vereador Júnior Gomes, que compôs a Mesa representando o Presidente da Câmara, o qual em discurso, ressaltou a importância da troca de experiências para a construção de uma cidade voltada para atender as necessidades e as demandas da criança e do adolescente, através de políticas públicas eficientes e eficazes, aproveitando também o espaço para cobrar da administração municipal a construção de uma sede própria para o Conselho Tutelar e da implantação da Casa dos Conselhos.
O Professor Humberto Miranda, ministrou a palestra com o tema “Política Pública para Criança e Adolescente e o sistema de garantias de direitos”, apresentando um interessante pensamento para reflexão dos gestores do município, “Em uma sociedade democrática, o atendimento à criança não deve ser encarado como ´´prestação de serviço político governamental´´, mas como compromisso assumido por toda sociedade. E, individualmente, por todos os cidadãos”.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Em Surubim: Inscrições para o Conselho Tutelar encerram hoje
Estão abertas as inscrições para escolha dos membros do conselho tutelar em Surubim, para um mandato de três anos com remuneração de até 02 salários mínimos conforme Lei Municipal, até o dia 27 de fevereiro (hoje) estarão aberta as inscrições.
Para baixar o Edital (Clique Aqui) para ver o regulamento (Clique Aqui) e participe de mais um processo seletivo público e passe a ser um agente público honorífico regido pela Lei,8069/90 Estatuto da Criança e Adolescente.
Enviado por: Josivaldo Nascimento
Colaboração de Wendell Galdino.
Para baixar o Edital (Clique Aqui) para ver o regulamento (Clique Aqui) e participe de mais um processo seletivo público e passe a ser um agente público honorífico regido pela Lei,8069/90 Estatuto da Criança e Adolescente.
Enviado por: Josivaldo Nascimento
Colaboração de Wendell Galdino.
Santa Cruz do Capibaribe sediará II Encontro de Conselheiros Tutelares e de Direito de Pernambuco
O Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) promove entre os dias 29 de fevereiro 01 e 02 de março a segunda edição do encontro pernambucano que reúne entidades ligadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo do encontro é a troca de experiências entre os conselhos tutelares e a avaliação das políticas públicas voltadas para o setor.
Esta é a segunda vez que o município sedia o evento, que acontece a cada dois anos. No decorrer do evento, os participantes poderão assistir a palestras sobre as atribuições dos conselhos tutelares e de direito, sistemas de informação para crianças e adolescentes, programas de proteção aos adolescentes ameaçados de morte, além de acolhimento institucional.
Um dos focos do evento será a questão das drogas, sobretudo o uso do crack por crianças e adolescentes. A intenção é avaliar as políticas públicas existentes e a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, do ponto de vista da garantia de direitos.
As principais entidades envolvidas no evento são o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA), a Escola de Conselhos de Pernambuco, além dos conselhos tutelares de diversas cidades do estado. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe.
Para o presidente do COMDECA de Santa Cruz do Capibaribe, Marivaldo Andrade, será uma grande oportunidade para que conselheiros tutelares e de direito possam sentar junto com representantes do governo e de entidades da sociedade civil para avaliar os impactos das políticas adotadas e propor mudanças no sentido de garantir a plena garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de Pernambuco.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Cidadania: Crianças e adolescentes
Numa iniciativa que merece apoio, a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) do Governo de Pernambuco está nas ruas com a “Campanha Atenção Redobrada” e que até o fim do Carnaval, para evitar a exploração de crianças e de adolescentes nos festejos de momo.Deve-se destacar que a iniciativa educativa envolve os principais municípios do Estado com focos de folia, a exemplo do Recife, de Olinda, de Bezerros, de Jaboatão, do Cabo, de Camaragibe e de Tamandaré. Vale salientar que profissionais orientarão a população a combater o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e demais violações dos direitos da criança e do adolescente.
Pode-se afirmar que todos os setores da sociedade serão sensibilizados, através da distribuição de materiais educativos, que estarão no comércio local, bares, rede hoteleira. Ao todo, serão disponibilizados oito mil adesivos, 250 mil panfletos, sete banners, 50 faixas, quatro mil cartazes, 145 camisas e cem bonés. Além de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, a intenção é fazer do “Atenção Redobrada” um programa permanente nas principais festas do Estado, de acordo com a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.
No Recife, os educadores já estão trabalhando no ponto de acolhimento, na Rua Alfredo Lisboa, na Praça do Marco Zero. Lá serão promovidas oficinas socioeducativas de artes, jogos recreativos, skate, dança, capoeira, jogos de salão, tae kwon do, karatê e break. Em Olinda, o ponto fica na Praça Sítio Seu Reis, com oficinas de percussão, dança, artes plásticas e adereços. Em Jaboatão e no Cabo o “Atenção Redobrada” funcionará nesta semana pré-carnavalesca. Já em Camaragibe e em Tamandaré, a ação será feita nos dias de Carnaval. E Bezerros terá pela primeira vez da Campanha Atenção Redobrada, com o local de acolhimento, na Rua Florismundo Santa Cruz, 89, onde haverá oficinas socioeducativas de dança, artes com reciclagem, leitura dinâmica, karatê e biscuit.
Da Folha de Pernambuco
Pode-se afirmar que todos os setores da sociedade serão sensibilizados, através da distribuição de materiais educativos, que estarão no comércio local, bares, rede hoteleira. Ao todo, serão disponibilizados oito mil adesivos, 250 mil panfletos, sete banners, 50 faixas, quatro mil cartazes, 145 camisas e cem bonés. Além de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, a intenção é fazer do “Atenção Redobrada” um programa permanente nas principais festas do Estado, de acordo com a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.
No Recife, os educadores já estão trabalhando no ponto de acolhimento, na Rua Alfredo Lisboa, na Praça do Marco Zero. Lá serão promovidas oficinas socioeducativas de artes, jogos recreativos, skate, dança, capoeira, jogos de salão, tae kwon do, karatê e break. Em Olinda, o ponto fica na Praça Sítio Seu Reis, com oficinas de percussão, dança, artes plásticas e adereços. Em Jaboatão e no Cabo o “Atenção Redobrada” funcionará nesta semana pré-carnavalesca. Já em Camaragibe e em Tamandaré, a ação será feita nos dias de Carnaval. E Bezerros terá pela primeira vez da Campanha Atenção Redobrada, com o local de acolhimento, na Rua Florismundo Santa Cruz, 89, onde haverá oficinas socioeducativas de dança, artes com reciclagem, leitura dinâmica, karatê e biscuit.
Da Folha de Pernambuco
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
ESPAÇO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Já está funcionando em Santa Cruz do Capibaribe uma instituição filantrópica que atua junto às famílias de jovens com dificuldades de aprendizagem e deficiência. O Espaço Ampliando Saberes foi regularizado no início do ano, mas está em atividade desde o segundo semestre de 2011.
No Espaço Ampliando Saberes são atendidos crianças e adolescentes, entre 05 e 17 anos, com diferentes dificuldades: autismo, síndrome de Down, transtorno invasivo do cérebro, paralisia cerebral, síndrome Kabuki, retardos mentais leves e moderados, entre outros. Também há o apoio psicológico aos familiares, que se reúnem quinzenalmente para um grupo de autoajuda. As atividades são oferecidas de segunda a sábado.
A coordenadora executiva do Espaço, Marisa Nunes, junto com demais membros da diretoria, elaborou o projeto para implantação dos serviços que já estão sendo oferecidos, e conseguiu reunir diversos profissionais para concretizar os planejamentos. Atualmente a equipe atuante é formada por psicólogo, fonoaudióloga, professoras da estratégia pedagógica Sons e Gestos que Alfabetizam, professora de dança regional e artes e mestre de capoeira, além da coordenadora pedagógica Mônica Farias, que tem grande experiência com este público.
Marisa Nunes afirma que o Espaço Ampliando Saberes surgiu a partir do sonho de ter, na sua cidade, uma instituição voltada para os cuidados e para a melhoria da qualidade de vida de sua filha que tem deficiência e das demais famílias em situação semelhante, disponibilizando a cultura regional, educação e atenção à saúde com dignidade, cidadania e inclusão social.
A coordenadora do Espaço Ampliando Saberes, Marisa Nunes, com a bandeira da associação, no dia da inauguração.
LOCALIZAÇÃO- O Espaço Ampliando Saberes funciona na Rua Amélia Cintra Pontes, 39, São Jorge, Santa Cruz do Capibaribe-PE.
CONTRIBUIÇÃO- Por ser uma associação recém-inaugurada, o EAS ainda não pode pleitear recursos públicos para seu funcionamento. Neste caso, necessita da contribuição da iniciativa privada. Para mais informações sobre como contribuir com o Espaço, entre em contato pelos telefones (81) 97124854 ou (81) 87358652.
Do Blog Diário da Sulanca
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Projeto que cria o Conselho Tutelar 3 em Caruaru será debatido hoje
A reunião para debater a Lei que cria o Terceiro Conselho Tutelar em Caruaru será realizada hoje a tarde. A mesma estava prevista para acontecer na tarde de ontem, mas devido a conflitos de agenda foi adiada para esta terça. A meta dos Conselheiros e vereadores é criar o novo Conselho para atender com exclusividade a zona rural de Caruaru e melhorar algumas questões dos dois que já existem. Na reunião realizada na semana passada ficou claro que o órgão merece um guinada.
Após intenso debate na Comissão de Leis ficou evidente a insatisfação de alguns setores da sociedade sobre o funcionamento dos Conselhos Tutelares em Caruaru. A promotora da Infância e Juventude, Silva Amélia, reclamou de como funcionam as duas unidades atuais e sugeriu mudanças na Lei para fiscalizar com maior firmeza os atuais Conselheiros.
Ela citou exemplos em que o Conselho foi acionado, mas não obteve êxito. Outra questão indagada pela promotora diz respeito a eleição para o Conselho Tutelar. Com a criação do novo Conselho, serão realizadas duas eleições em períodos diferentes, o que para os próprios Conselheiros e promotoria não é bom. Eles esperam mudar a redação do Projeto, para que o mesmo contemple as três eleições num mesmo período.
Fonte do Blog do Mário Flávio
Após intenso debate na Comissão de Leis ficou evidente a insatisfação de alguns setores da sociedade sobre o funcionamento dos Conselhos Tutelares em Caruaru. A promotora da Infância e Juventude, Silva Amélia, reclamou de como funcionam as duas unidades atuais e sugeriu mudanças na Lei para fiscalizar com maior firmeza os atuais Conselheiros.
Ela citou exemplos em que o Conselho foi acionado, mas não obteve êxito. Outra questão indagada pela promotora diz respeito a eleição para o Conselho Tutelar. Com a criação do novo Conselho, serão realizadas duas eleições em períodos diferentes, o que para os próprios Conselheiros e promotoria não é bom. Eles esperam mudar a redação do Projeto, para que o mesmo contemple as três eleições num mesmo período.
Fonte do Blog do Mário Flávio
Em Panelas: Resultado da Eleição do Conselho Tutelar
Foram 2.441 eleitores que compareceram as urnas na sexta-feira 27/01/2012 dia da eleição, e elegeram os cinco novos Conselheiros Tutelares do Município.
Os eleitos ao cargo de Conselheiro Tutelar começam com as atividades já este ano e irão até 2015 (Exercício 2012-2015). Caso algum dos eleitos desista do cargo, a vaga será da suplência seguindo a ordem de classificação.
Confira a classificação e o resultado de cada candidato:
RESULTADO
1º Eliete do Posto - 1.416 votos
Eleita
2º Vanda do Patrimônio - 1.315 votos
3º Samuel da Farmácia - 1.277 votos
4º Professor Wellington - 1.175 votos
5º Elielson Padeiro de Cruzes - 1.037 votos
6º Jocélia “A Célia” - 903 votos
7º Selma filha de Sr Dedinho - 615 votos
8º Marcia do Bola - 578 votos
Fonte: Panelas.com
Colaboração: Wendell Galdino
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Debate na Comissão de Leis expõe estrutura frágil de Conselhos Tutelares em Caruaru
O prefeito Zé Queiroz (PDT) enviou projeto de Lei à Câmara de Caruaru para criar um novo Conselho Tutelar em Caruaru. A nova unidade será para atender com exclusividade a zona rural de Caruaru. No entanto, após intenso debate na Comissão de Leis da Câmara ficou evidente a insatisfação de alguns setores da sociedade sobre o funcionamento dos Conselhos Tutelares em Caruaru. A promotora da Infância e Juventude, Silva Amélia, reclamou de como funcionam as duas unidades atuais e sugeriu mudanças na Lei para fiscalizar com maior firmeza os atuais Conselheiros.
Ela citou exemplos em que o Conselho foi acionado, mas não obteve êxito. Outra questão indagada pela promotora diz respeito a eleição para o Conselho Tutelar. Com a criação do novo Conselho, serão realizadas duas eleições em períodos diferentes, o que para os próprios Conselheiros e promotoria não é bom. Eles esperam mudar a redação do Projeto, para que o mesmo contemple as três eleições num mesmo período.
No entanto, o secretário Jurídico da Câmara de Caruaru, Márcio Sales, alegou que as mudanças na Lei só atingirão ao novo Conselho a ser criado. Diante da questão jurídica, o presidente da Comissão, Rogério Meneses (PT), fez um contato com o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Antônio Ademildo, para que o Projeto só entre em pauta com o início do ano Legislativo na Câmara e mudanças na Lei sejam geradas. A reunião foi suspensa e os Conselheiros Tutelares, junto com representante da promotoria pública foram até a sede da prefeitura para ter uma conversa com Ademildo. A reunião vai recomeçar às 11h.
Do Blog Mário Flávio
Ela citou exemplos em que o Conselho foi acionado, mas não obteve êxito. Outra questão indagada pela promotora diz respeito a eleição para o Conselho Tutelar. Com a criação do novo Conselho, serão realizadas duas eleições em períodos diferentes, o que para os próprios Conselheiros e promotoria não é bom. Eles esperam mudar a redação do Projeto, para que o mesmo contemple as três eleições num mesmo período.
No entanto, o secretário Jurídico da Câmara de Caruaru, Márcio Sales, alegou que as mudanças na Lei só atingirão ao novo Conselho a ser criado. Diante da questão jurídica, o presidente da Comissão, Rogério Meneses (PT), fez um contato com o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Antônio Ademildo, para que o Projeto só entre em pauta com o início do ano Legislativo na Câmara e mudanças na Lei sejam geradas. A reunião foi suspensa e os Conselheiros Tutelares, junto com representante da promotoria pública foram até a sede da prefeitura para ter uma conversa com Ademildo. A reunião vai recomeçar às 11h.
Do Blog Mário Flávio
Projeto que cria Conselho Tutelar 3 também é retirado da pauta
Após muito debate a prefeitura resolveu retirar de pauta o Projeto de Lei que cria o Conselho Tutelar 3 em Caruaru. O pedido de retirada partiu do secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Antônio Ademildo. A retirada foi uma sugestão do presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis, Rogério Meneses (PT). O pedido veio acompanhado de apoio dos membros da Comissão, vereadores Bruno Lambreta (PSD) e Diogo Cantarelli (PSDB). O Conselho vai atuar exclusivamente na zona rural.
Segundo Meneses uma reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, quando vereadores, Conselheiros e a secretaria de Políticas Sociais, Marta Melo, irão se encontrar na Câmara para realizar um debate mais amplo sobre a criação do novo Conselho. Entre as principais reivindicações: Uniformização da Lei para os três Conselhos; realização de uma eleição única; e uma adaptação da Lei para a realidade de Caruaru.
Do Blog do Mário Flávio
Segundo Meneses uma reunião foi marcada para a próxima segunda-feira, quando vereadores, Conselheiros e a secretaria de Políticas Sociais, Marta Melo, irão se encontrar na Câmara para realizar um debate mais amplo sobre a criação do novo Conselho. Entre as principais reivindicações: Uniformização da Lei para os três Conselhos; realização de uma eleição única; e uma adaptação da Lei para a realidade de Caruaru.
Do Blog do Mário Flávio
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Ministério Público recomenda que estrutura do Conselho Tutelar de Tacaimbó seja melhorada
Após chegar ao conhecimento da Promotoria de Justiça, através de reunião com os conselheiros tutelares do município de Tacaimbó, de que o Conselho Tutelar da comarca necessita de um incremento na sua atual estrutura, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação com objetivo de que a Prefeitura de Tacaimbó promova, no prazo de 30 dias, a melhoria da estrutura do órgão com a adoção de algumas medidas necessárias. A recomendação é de autoria da promotora de Justiça Mariana Lamenha Gomes de Barros.
Entre outras medidas, a Prefeitura de Tacaimbó deve disponibilizar computadores com acesso à internet, bem como impressora, câmera digital e aparelho de fax. Também deve providenciar pessoal de apoio (servidor), no período diurno, para a realização de serviços de caráter administrativo e serviços gerais, bem como designar veículo e motorista para permaneceram à disposição do Conselho Tutelar, a fim de assegurar o atendimento a denúncias e a realização de atividades que demandem o deslocamento dos conselheiros.
A recomendação ainda destaca que deve constar na Lei Orçamentária Municipal, a previsão de recursos para o funcionamento do Conselho Tutelar, previsto no art. 134, da Lei nº 8.069/90.
Do Blog do Mário Flávio
Entre outras medidas, a Prefeitura de Tacaimbó deve disponibilizar computadores com acesso à internet, bem como impressora, câmera digital e aparelho de fax. Também deve providenciar pessoal de apoio (servidor), no período diurno, para a realização de serviços de caráter administrativo e serviços gerais, bem como designar veículo e motorista para permaneceram à disposição do Conselho Tutelar, a fim de assegurar o atendimento a denúncias e a realização de atividades que demandem o deslocamento dos conselheiros.
A recomendação ainda destaca que deve constar na Lei Orçamentária Municipal, a previsão de recursos para o funcionamento do Conselho Tutelar, previsto no art. 134, da Lei nº 8.069/90.
Do Blog do Mário Flávio
sábado, 28 de janeiro de 2012
Câmara de Vereadores recebe O Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Está sendo realizado no plenário da Câmara de Vereadores, uma reunião envolvendo O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e proprietários de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas em Santa Cruz do Capibaribe.
A reunião tem como pauta central, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes no município.
Fonte: Blog Opinião
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Conselho cobra melhores condições de trabalho
Representantes do Conselho Tutelar se reuniram essa semana com o prefeito Toinho do Pará (PTB) para cobrar melhores condições no trabalho diário do órgão.
De acordo com alguns conselheiros faltam coisas simples como um computador, internet, pagamento das contas telefônicas e uma recepcionista para a sede do conselho.
“Em virtude do não pagamento em tempo hábil, já ficamos várias vezes impossibilitados de realizar ligações do telefone fixo” informaram os conselheiros em relatório enviado ao gabinete do prefeito. Até materiais de limpeza tiveram de ser cobrado através do relatório.
De acordo com os conselheiros o prefeito de comprometeu a solucionar esses problemas imediatamente, já em relação a outras solicitações mais complexas não foi dado um prazo.
O relatório nesse ponto solicita a transferência do Conselho para uma sede própria, já que onde o órgão funciona, além de ser alugado, não oferece condições de atendimento à população.
Adicional noturno e de risco de vida e agilidade na liberação das diárias também fazem parte das reivindicações, já que conselheiros e motoristas trabalham 24 horas por dia e em situações de risco
Confira o relatório completo:
1. Aquisição de prédio próprio: a casa que hoje recebe o Conselho Tutelar é alugada e necessita de reformas estruturais. O espaço não é adequado para o atendimento ao público, gerando desconforto tanto para o trabalho dos conselheiros, quanto para a população que é atendida na entidade;
2. Adicional noturno e risco de vida para os conselheiros: os conselheiros tutelares trabalham em regime de plantão de 24 horas, executando, assim, atividades no período noturno. Solicitamos também o beneficio do pagamento de risco de vida, tendo em vista situações perigosas às quais os conselheiros são submetidos. Em 10 de outubro de 2011, através de ofício CTSCC 339/2011, tal situação já foi feita;
3. Envio de um motorista: atualmente, o quadro de funcionários conta com 04 (quatro) profissionais, que trabalham sem regime de plantões específicos, fazendo com que alguns dias da semana fiquem sem motorista. Com o envio de 01 (um) motorista, a escala ficará com 05 (cinco) motorista, disposto em escala de 24horas por 120horas, gerando hora-extra apenas em casos de férias, atestados ou faltas. Informamos ainda que há 02 (dois) servidores na eminência de se ausentarem do serviço para fins de gozo de licença prêmio, mas para a liberação de tal benefício, é necessário que haja outro servidor para que não acarrete hora extra. Tal solicitação foi feita em 02 de agosto de 2011, através do ofício CTSCC 201/2011, e em 09 de novembro de 2011, através do ofício CTSCC 390/2011, e em 16 de novembro de 2011, através do ofício CTSCC 398/2011;
4. Instalação de internet de alta qualidade: o registro dos casos atendidos só pode ser realizado no SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) com o uso da internet. Porém, os dados referentes aos atendimentos do Conselho de Santa Cruz do Capibaribe não estão sendo lançados no sistema nacional, pois dispomos de internet de péssima qualidade. Assim, não é possível identificar, à nível nacional, os problemas enfrentados nesta cidade, dificultando a resolução dos mesmos. O não registro dos atendimentos poderá ocasionar a não vinda de recursos da área da infância, bem como a atuação da política para a esta área, tendo em vista que as ações devem ser baseadas nestes dados;
5. Aquisição 01 (um) computador: dispomos hoje de 01 (um) computador em perfeito estado (doado pela Secretária Estadual da Infância e Juventude) e outro que necessita de substituição em caráter de urgência. A não solução de tal problema dificulta o bom andamento dos serviços no Conselho Tutelar. O computador deve ser um notebook, pois estamos realizando plantões dos distritos de Pará e Poço Fundo e este equipamento iria agilizar nossos atendimentos naquelas localidades. Informamos que tal problema já foi informado através do ofício CTSCC 385/2011, datada de 07 de novembro de 2011;
6. Regularização no pagamento das contas de telefone: em virtude do não pagamento em tempo hábil, já ficamos várias vezes impossibilitados de realizar ligações (conforme ofício CTSCC 223/2011, datado de 09 de agosto de 2011) do telefone fixo. Portanto, solicitamos regularidade no pagamento de tais contas, a fim e evitar cortes no serviço;
7. Envio de 01 (um) recepcionista: solicitamos o envio de 01 (um) recepcionista para i horário das 7horas até as 13horas, horário que está sem servidor na recepção. Tal ofício CTSCC 398/2011, datado de 16 de novembro de 2011;
8. Pagamento de risco de vida aos motoristas: solicitamos o pagamento de risco de vida aos motoristas, tendo em vista que os mesmos trabalham à noite e estão submetidos a situações de risco. Tal situação foi solicitada por meio do ofício CTSCC 452/2011, datado em 14 de dezembro de 2011;
9. Regularidade no abastecimento de insumos: solicitamos que haja empenho na regularidade do abastecimento de insumos de limpeza e expediente, a fim de que seja garantida a continuidade dos serviços prestados;
10. Agilidade na liberação de diárias: solicitamos agilidade no empenho e liberação das diárias referentes ao Conselho Tutelar, a fim de garantir que o serviço prestado aconteça com qualidade e em tempo hábil. Houve várias ocasiões em que os conselheiros precisam custear a viagem para posteriormente receber o valor da diária. Informamos ainda que os valores pagas por diária custeiam as despesas geradas não apenas pelo conselheiro, mas pelo motorista e eventuais pessoas em atendimento;
11. Aquisição de aparelhos celulares: solicitamos a aquisição de 02 (dois) aparelhos celulares, devidamente habilitados e com chips, para que possam ser utilizados pelos conselheiros e os motoristas que estiverem de plantão. Solicitamos ainda que os 02 (dois) novos aparelhos, bem como, o aparelho já existente passem a dispor de linhas com créditos, a fim de que possamos realizar ligações. Atualmente só são realizadas ligações dos celulares quando os conselheiros compram crédito com recursos próprios;
12. Envio de segurança: solicitamos que seja disponibilizado guarda municipal que possa dar expediente no Conselho Tutelar no horário de 7horas às 17horas, a fim de garantir a segurança e a integridade dos servidores lotados neste órgão, bem como a população ali atendida;
13. Implantação de equipe multidisciplinar: solicitamos que seja providenciado os seguintes profissionais para dar expediente no Conselho Tutelar: advogado, assistente social e psicólogo. Tais profissionais irão formar uma equipe multidisciplinar capaz de agilizar e dar mais qualidade aos atendimentos realizados neste Conselho. Tal medida visa colocar em prática a Lei Municipal de nº 1351/2001.
Fonte: Diário da Sulanca
De acordo com alguns conselheiros faltam coisas simples como um computador, internet, pagamento das contas telefônicas e uma recepcionista para a sede do conselho.
“Em virtude do não pagamento em tempo hábil, já ficamos várias vezes impossibilitados de realizar ligações do telefone fixo” informaram os conselheiros em relatório enviado ao gabinete do prefeito. Até materiais de limpeza tiveram de ser cobrado através do relatório.
De acordo com os conselheiros o prefeito de comprometeu a solucionar esses problemas imediatamente, já em relação a outras solicitações mais complexas não foi dado um prazo.
O relatório nesse ponto solicita a transferência do Conselho para uma sede própria, já que onde o órgão funciona, além de ser alugado, não oferece condições de atendimento à população.
Adicional noturno e de risco de vida e agilidade na liberação das diárias também fazem parte das reivindicações, já que conselheiros e motoristas trabalham 24 horas por dia e em situações de risco
Confira o relatório completo:
1. Aquisição de prédio próprio: a casa que hoje recebe o Conselho Tutelar é alugada e necessita de reformas estruturais. O espaço não é adequado para o atendimento ao público, gerando desconforto tanto para o trabalho dos conselheiros, quanto para a população que é atendida na entidade;
2. Adicional noturno e risco de vida para os conselheiros: os conselheiros tutelares trabalham em regime de plantão de 24 horas, executando, assim, atividades no período noturno. Solicitamos também o beneficio do pagamento de risco de vida, tendo em vista situações perigosas às quais os conselheiros são submetidos. Em 10 de outubro de 2011, através de ofício CTSCC 339/2011, tal situação já foi feita;
3. Envio de um motorista: atualmente, o quadro de funcionários conta com 04 (quatro) profissionais, que trabalham sem regime de plantões específicos, fazendo com que alguns dias da semana fiquem sem motorista. Com o envio de 01 (um) motorista, a escala ficará com 05 (cinco) motorista, disposto em escala de 24horas por 120horas, gerando hora-extra apenas em casos de férias, atestados ou faltas. Informamos ainda que há 02 (dois) servidores na eminência de se ausentarem do serviço para fins de gozo de licença prêmio, mas para a liberação de tal benefício, é necessário que haja outro servidor para que não acarrete hora extra. Tal solicitação foi feita em 02 de agosto de 2011, através do ofício CTSCC 201/2011, e em 09 de novembro de 2011, através do ofício CTSCC 390/2011, e em 16 de novembro de 2011, através do ofício CTSCC 398/2011;
4. Instalação de internet de alta qualidade: o registro dos casos atendidos só pode ser realizado no SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) com o uso da internet. Porém, os dados referentes aos atendimentos do Conselho de Santa Cruz do Capibaribe não estão sendo lançados no sistema nacional, pois dispomos de internet de péssima qualidade. Assim, não é possível identificar, à nível nacional, os problemas enfrentados nesta cidade, dificultando a resolução dos mesmos. O não registro dos atendimentos poderá ocasionar a não vinda de recursos da área da infância, bem como a atuação da política para a esta área, tendo em vista que as ações devem ser baseadas nestes dados;
5. Aquisição 01 (um) computador: dispomos hoje de 01 (um) computador em perfeito estado (doado pela Secretária Estadual da Infância e Juventude) e outro que necessita de substituição em caráter de urgência. A não solução de tal problema dificulta o bom andamento dos serviços no Conselho Tutelar. O computador deve ser um notebook, pois estamos realizando plantões dos distritos de Pará e Poço Fundo e este equipamento iria agilizar nossos atendimentos naquelas localidades. Informamos que tal problema já foi informado através do ofício CTSCC 385/2011, datada de 07 de novembro de 2011;
6. Regularização no pagamento das contas de telefone: em virtude do não pagamento em tempo hábil, já ficamos várias vezes impossibilitados de realizar ligações (conforme ofício CTSCC 223/2011, datado de 09 de agosto de 2011) do telefone fixo. Portanto, solicitamos regularidade no pagamento de tais contas, a fim e evitar cortes no serviço;
7. Envio de 01 (um) recepcionista: solicitamos o envio de 01 (um) recepcionista para i horário das 7horas até as 13horas, horário que está sem servidor na recepção. Tal ofício CTSCC 398/2011, datado de 16 de novembro de 2011;
8. Pagamento de risco de vida aos motoristas: solicitamos o pagamento de risco de vida aos motoristas, tendo em vista que os mesmos trabalham à noite e estão submetidos a situações de risco. Tal situação foi solicitada por meio do ofício CTSCC 452/2011, datado em 14 de dezembro de 2011;
9. Regularidade no abastecimento de insumos: solicitamos que haja empenho na regularidade do abastecimento de insumos de limpeza e expediente, a fim de que seja garantida a continuidade dos serviços prestados;
10. Agilidade na liberação de diárias: solicitamos agilidade no empenho e liberação das diárias referentes ao Conselho Tutelar, a fim de garantir que o serviço prestado aconteça com qualidade e em tempo hábil. Houve várias ocasiões em que os conselheiros precisam custear a viagem para posteriormente receber o valor da diária. Informamos ainda que os valores pagas por diária custeiam as despesas geradas não apenas pelo conselheiro, mas pelo motorista e eventuais pessoas em atendimento;
11. Aquisição de aparelhos celulares: solicitamos a aquisição de 02 (dois) aparelhos celulares, devidamente habilitados e com chips, para que possam ser utilizados pelos conselheiros e os motoristas que estiverem de plantão. Solicitamos ainda que os 02 (dois) novos aparelhos, bem como, o aparelho já existente passem a dispor de linhas com créditos, a fim de que possamos realizar ligações. Atualmente só são realizadas ligações dos celulares quando os conselheiros compram crédito com recursos próprios;
12. Envio de segurança: solicitamos que seja disponibilizado guarda municipal que possa dar expediente no Conselho Tutelar no horário de 7horas às 17horas, a fim de garantir a segurança e a integridade dos servidores lotados neste órgão, bem como a população ali atendida;
13. Implantação de equipe multidisciplinar: solicitamos que seja providenciado os seguintes profissionais para dar expediente no Conselho Tutelar: advogado, assistente social e psicólogo. Tais profissionais irão formar uma equipe multidisciplinar capaz de agilizar e dar mais qualidade aos atendimentos realizados neste Conselho. Tal medida visa colocar em prática a Lei Municipal de nº 1351/2001.
Fonte: Diário da Sulanca
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
COMDECA divulga calendário de atividades
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) publicou nesta segunda-feira (16) o calendário de atividade para o ano inteiro.
Entre os destaques estão o Encontro Regional de Conselheiro de Direito e Tutelar, a Semana de Combate ao Bullying e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Confira o calendário de atividades do COMDECA:
-02/02 - Reunião Ordinária do Pleno;
-20/02 - Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo;
-29/02 a 02/03 - Encontro Regional de Conselheiros de Direto e Tutelar;
-07/03 - Reunião Ordinária do Pleno;
-19 a 23/03 - Semana de combate ao Bullying é a violência entre os estudantes;
-04/04 - Reunião Ordinária do Pleno;
-03/05 - Reunião Ordinária do Pleno;
-18/05 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
-26/05 - Dia Nacional da Adoção;
-06/06 - Reunião Ordinária do Pleno;
-12/06 - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil;
-26/06 - Dia Internacional de Combate às Drogas;
-04/07 - Reunião Ordinária do Pleno;
-13/07 - Comemoração ao 22º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
-01/08 - Reunião Ordinária do Pleno;
-22/08 - Seminário: liberdade assistida dos jovens em conflito com a lei;
-05/09 - Reunião Ordinária do Pleno;
-03/10 - Reunião Ordinária do Pleno;
-08 a 12/10 - Semana da Criança;
-07/11 - Reunião Ordinária do Pleno;
-21/11 - Simpósio de Combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes;
-05/12 - Reunião Ordinária do Pleno;
-19/12 - Eleições das entidades não governamentais para compor o COMDECA.
Entre os destaques estão o Encontro Regional de Conselheiro de Direito e Tutelar, a Semana de Combate ao Bullying e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Confira o calendário de atividades do COMDECA:
-02/02 - Reunião Ordinária do Pleno;
-20/02 - Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo;
-29/02 a 02/03 - Encontro Regional de Conselheiros de Direto e Tutelar;
-07/03 - Reunião Ordinária do Pleno;
-19 a 23/03 - Semana de combate ao Bullying é a violência entre os estudantes;
-04/04 - Reunião Ordinária do Pleno;
-03/05 - Reunião Ordinária do Pleno;
-18/05 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
-26/05 - Dia Nacional da Adoção;
-06/06 - Reunião Ordinária do Pleno;
-12/06 - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil;
-26/06 - Dia Internacional de Combate às Drogas;
-04/07 - Reunião Ordinária do Pleno;
-13/07 - Comemoração ao 22º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
-01/08 - Reunião Ordinária do Pleno;
-22/08 - Seminário: liberdade assistida dos jovens em conflito com a lei;
-05/09 - Reunião Ordinária do Pleno;
-03/10 - Reunião Ordinária do Pleno;
-08 a 12/10 - Semana da Criança;
-07/11 - Reunião Ordinária do Pleno;
-21/11 - Simpósio de Combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes;
-05/12 - Reunião Ordinária do Pleno;
-19/12 - Eleições das entidades não governamentais para compor o COMDECA.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Escola de Conselhos de Pernambuco está lançando um novo projeto: a Rede de Apoio à Informação e Orientação de Conselhos de Direitos e Tutelares de Pe
O projeto RAIO pretende gerar diagnósticos sobre as condições de estruturação e funcionamento de Conselhos Tutelares e de Direitos de todo estado de Pernambuco. Com essas informações a Escola de Conselhos passará a ter e dispor de um perfil sobre a estrutura e o acesso a esses órgãos e, ainda, da participação desses na rede de proteção à criança e ao adolescente.
As informações, relativas às condições sociocultural, político-econômica, físico-estrutural dos Conselhos, permitirão atualizar a grade curricular dos cursos oferecidos pela Escola, a fim de que ela possa oferecer formação especializada e direcionada a suprir as maiores dificuldades e deficiências dos Conselhos.
As informações, relativas às condições sociocultural, político-econômica, físico-estrutural dos Conselhos, permitirão atualizar a grade curricular dos cursos oferecidos pela Escola, a fim de que ela possa oferecer formação especializada e direcionada a suprir as maiores dificuldades e deficiências dos Conselhos.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Santa Cruz sediará o 1° Encontro Regional de Conselhos Tutelares e de Direitos de 2012.
Atenção Conselheiros Tutelares e de Direitos de Pernambuco, imperdível, coloque já em sua agenda, Encontro Regional de Conselheiros Tutelares e de Direitos de Pernambuco, nos dias 29 de Fevereiro, 01 e 02 de Março do corrente ano, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
Serão três dias de muito aprendizado, trocas de informações e experiências, os conselhos passando a limpo seu trabalho e as suas conquistas.
Iremos discutir vários assuntos referentes as leis, as condições de trabalho, as conquistas, os desafios, o ECA em evidência e muito mais.
Todos os Conselheiros Tutelares e de Direitos dos municípios de Pernambuco estão convidados, será o primeiro grande evento de 2012.
Não esqueçam, será nos dias 29 de fevereiro e 01 e 02 de Março, vocês são os nossos convidados especiais.
Por wendell galdino
Serão três dias de muito aprendizado, trocas de informações e experiências, os conselhos passando a limpo seu trabalho e as suas conquistas.
Iremos discutir vários assuntos referentes as leis, as condições de trabalho, as conquistas, os desafios, o ECA em evidência e muito mais.
Todos os Conselheiros Tutelares e de Direitos dos municípios de Pernambuco estão convidados, será o primeiro grande evento de 2012.
Não esqueçam, será nos dias 29 de fevereiro e 01 e 02 de Março, vocês são os nossos convidados especiais.
Por wendell galdino
Assinar:
Postagens (Atom)