sexta-feira, 16 de julho de 2010

CONDECA e Conselho Tutelar participam de Seminário Nacional

Auditório da UFRPE estava lotada

Nos últimos dias 13, 14 e 15 de julho o auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - ficou lotado para prestigiar o Seminário Nacional: 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento teve inicio na tarde do dia 13 onde foi possível refletir sobre as rupturas e continuidades de uma Lei que, desde o ano de 1990, criou uma nova sensibilidade jurídica e assistencial sobre a questão da infância em nosso país. Durante os três dias houve debates, palestras e mesas redondas sobre: políticas públicas e infância no Brasil, no contexto do ECA; infância, familia e comunidade; infância e negritude; infância e indígena; violência sexual e doméstica praticada contra criança e adolescente entre outros temas.

Santa-cruzenses estiveram presentes

Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente de todo o estado estavam presentes e como Santa Cruz do Capibaribe sempre participa, inclusive promovendo eventos, desta vez não iria ficar de fora. Nesta ocasião estava sendo representado pelo conselheiro tutelar Laércio Glicério (foto) e as conselheiras do CONDECA - Conselho Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente - Vera Lúcia e Alcione (foto).

Deputado Federal Paulo Rubem e o conselheiro tutelar Laércio Glicério

O seminário foi promovido pela Escola de Conselhos de Pernambuco que reuniu pesquisadores, acadêmicos, operadores do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente e parlamentares como o Deputado Federal Paulo Rubem Santiago que manteve uma conversa prolongada com o conselheiro tutelar de nossa cidade, Laércio Glicério. O seminário foi uma oportunidade de discutir os caminhos e descaminhos de operacionalidade do Estatuto e, assim, contribuir com o fortalecimento do ideário que concebe as crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, prioridade absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário